
Nesta segunda-feira (11/11), Ribeirão Pires iniciou as atividades da Semana Estadual de Combate às Arboviroses com vistoria realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) no Cemitério Municipal. Em virtude do feriado de Finados, o local registrou aumento significativo de vasos, embalagens plásticas e outros objetos deixados nas sepulturas, elevando o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
A equipe do CCZ realizou a vistoria, eliminou focos, orientou os trabalhadores do local sobre as melhores práticas para evitar o acúmulo de água e prevenir a formação de criadouros e também realizou a manutenção das armadilhas de controle do mosquito Aedes aegypti. São 20 equipamentos deste instalados no local, além de cerca de 900 por toda a cidade.
O trabalho é realizado de forma permanente em pontos estratégicos, em visitas casa a casa, além também de atividades educativas para conscientização.
Ainda durante o dia, a equipe do CCZ promoveu uma roda de conversa com os catadores da Cooperpires, abordando os cuidados necessários para prevenir arboviroses. Durante o encontro, foram discutidas as principais medidas de combate ao Aedes aegypti, destacando formas de evitar a proliferação e a importância de eliminar pontos de acúmulo de água no ambiente de trabalho e nas residências.