Neste domingo (10/11) milhões de estudantes em todo o Brasil enfrentam o segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ao todo 4.325.960 candidatos se inscreveram para realizar a prova, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ABC, são 52.526 inscritos no exame. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no País, além de oferecer caminhos para instituições públicas e privadas por meio dos programas Sisu, ProUni e FIES.
São Bernardo se concentra como a cidade com mais inscrições, ao todo são 15.230 candidatos, seguido por Santo André com 14.532 e Diadema com 8.131. Outros municípios da região também contam com ampla participação: São Caetano (5.858), Mauá (6.176), Ribeirão Pires (2.010) e Rio Grande da Serra (630).
Prova de Matemática e Ciências da natureza
Paulo Roberto de Francisco, diretor de vestibulares do Colégio Singular, em entrevista ao RD, ressalta a importância de revisar os temas com maior incidência no Enem e seguir as orientações de professores e cursinhos. “Os professores dedicam horas à análise dos grandes vestibulares, então é essencial seguir suas orientações”, destaca.
Quanto às questões de Ciências da Natureza, Paulo sugere dar atenção especial a temas como clima, poluição e meio ambiente, que aparecem com frequência no exame. Já para Matemática, ele recomenda priorizar as áreas mais relevantes para o curso desejado. “Os candidatos a Engenharia, por exemplo, precisam de um bom desempenho em Matemática, que geralmente tem peso dois no Sisu”, explicou.
Estratégia para a prova
O diretor também reforça a importância de desenvolver estratégias para gerenciar o tempo. “Comece pelas questões mais fáceis e evite chutes, foque em garantir pontos com respostas que tenham maior certeza”, orienta. Para evitar o desgaste, ele recomenda que os candidatos façam pausas regulares durante o exame, mantenham uma boa alimentação e descansem bem na véspera da prova.
Caminhos
O Enem, é o principal exame de ingresso às universidades no Brasil, e contará com a participação de 4 milhões e 300 mil inscritos em 2024. Esse número representa o maior registro desde 2020. Além de avaliar o desempenho dos alunos no Ensino Médio, as notas do Enem oferecem três caminhos principais para o ingresso no Ensino Superior:
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada): Utiliza as notas do ENEM para selecionar candidatos a vagas em universidades públicas e institutos federais.
- ProUni (Programa Universidade para Todos): Oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas para estudantes de baixa renda.
- FIES (Fundo de Financiamento Estudantil): Concede financiamento para cursos em instituições privadas, também com base nas notas do ENEM.