
Começa nesta sexta-feira (8/11), em Santo André, a programação do Cineclube ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) para novembro, que traz neste mês somente filmes que são frutos de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A legislação foi criada em 2022 para apoiar o setor cultural, intensamente afetado pela pandemia de Covid-19. As apresentações, seguidas de roda de conversa, são gratuitas e acontecem no equipamento cultural A Casa (avenida Industrial, 1.740), no bairro Campestre.
Com direção de Josué Gonçalves dos Reis, o curta “FerroPoética pela cidade de Santo André” traz, às 19h, a audiodescrição das esculturas de metal Homenagem ao Trabalho de Tomie Othake, Espaço Cósmico de Yutaka Toyota, escultura sonora Onda do Andreense de Fernando Sardo, além de Concreção 0005 e 0011, de Luiz Sacilotto.
Ainda no dia 8, mas às 20h, o Cineclube ELCV traz o curta “Além dos Balões e Quadros – Memórias dos Quadrinistas de Santo André”, dirigido por Oskar Dimitry Rizzo Arêas (Kash) e produzido por Victor Zanellato e Thina Curtis. O filme explora a rica e efervescente cultura dos quadrinhos na cidade de Santo André, destacando a influência e o impacto dessas obras na comunidade e memória local atravessando gerações.
No dia 19, às 19h30, o Cineclube ELCV traz uma conversa com o roteirista Leonard Almeida sobre o projeto de desenvolvimento de roteiro para a série “Nana e o Mundo dos Mortos”. A produção conta a história de uma fotojornalista andreense desiludida com os rumos da humanidade e que é convidada a conhecer a misteriosa vila de Paranapiacaba, com suas belezas naturais, mitos e lendas de assombrações. Quando eventos estranhos começam a ocorrer, ela inicia uma jornada investigativa onde encontrará aliados e inimigos que habitam a região.
“Elas no Corredor da Sorte” é o nome do curta que será exibido dia 29, às 19h. Trata-se de um documentário que apresenta as rotinas e experiências das motogirls – mulheres que escolheram o trabalho sobre duas rodas pelas ruas e corredores do ABC. No mesmo dia, mas às 19h30, será exibido o filme “Homofonia”, dirigido por Lincoln Fontes. No curta, uma lagarta verde é discriminada pelas lagartas cinzas do bosque mas, com a metamorfose para a fase adulta, paradigmas se quebram e alimentam a esperança de um futuro acolhedor.
Também no dia 29, às 20h, o Cineclube ELCV traz a pré-estreia do curta “Sangue e Suor”, dirigido por Bruno Badain. O documentário de curta-metragem explora a dinâmica da mobilidade urbana e o drama enfrentado pelos trabalhadores que percorrem quilômetros diariamente até o trabalho. O filme aborda essa narrativa observando de perto a rotina de dois trabalhadores, destacando suas lutas individuais na busca pelo sustento.
Rapper Enéas Enézimo
A programação de novembro do Cineclube traz ainda a pré-estreia do documentário que presta uma homenagem ao rapper andreense Enéas Enézimo, uma das principais referências do segmento hip hop no país. “Enéas – A vida na enézima potência” será exibido no Cine Theatro Carlos Gomes (rua Senador Fláquer, 110), dia 20, às 20h. Depois disso o curta poderá ser conferido no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Parque Novo Oratório (rua Tanganica, 385), no dia 22, às 19h30, e no Cesa Jardim Irene (rua Caminho dos Vianas, 670), no dia 29, às 19h30, além da Universidade Popular Nossa Casa, que exibe o filme no dia 30, às 19h, na rua Cotinga, 74 – Recreio da Borda do Campo.
Enéas Enézimo foi artista educador e agitador cultural, criador do selo totalmente voltado para o segmento rap Pau de Dá em Doido, e faleceu em 2020 por conta de complicações da Covid-19.