Uma grande cratera se abriu na interseção da avenida Guido Aliberti com a avenida Almirante Delamare, uma das principais entradas de São Caetano, devido a obras da concessionária de energia elétrica. O incidente, que preocupa os moradores da região, levou ao isolamento da área devido ao risco de expansão do buraco.
Segundo uma moradora que preferiu não ser identificada, o problema já era visível no domingo (03) pela manhã e aumentou de tamanho desde então. “Passei por este trecho e o buraco já havia se formado, mas agora está muito maior”, comentou. No entanto, a interdição do trecho ocorreu apenas na madrugada desta segunda-feira (04), quando o buraco havia se ampliado.
Questionada sobre o ocorrido, a Prefeitura de São Caetano informou que o caso é de responsabilidade da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -, que monitora o ocorrido. Técnicos do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e da Defesa Civil foram mobilizados para prestar suporte e garantir a segurança no local.
Em nota, a Sabesp declara que trabalha na recuperação do coletor-tronco de esgoto localizado na avenida Almirante Delamare. A companhia afirmou que a cratera foi causada por obras da concessionária de energia elétrica e que os serviços de recuperação e pavimentação devem ser concluídos até a próxima semana. A empresa garantiu que todas as medidas operacionais foram adotadas para manter o funcionamento adequado do sistema de coleta de esgoto na região.
Enquanto a recuperação não é finalizada, uma faixa da avenida permanece temporariamente interditada, com o apoio do órgão municipal de trânsito de São Caetano para orientar os motoristas e minimizar os impactos no tráfego local.