
A Universidade Federal do ABC (UFABC) criou o Programa de Ingresso para Egressos de Escolas Públicas do ABC (PROEP-ABC), com 54 acessos por essa modalidade de concorrência. Esse número terá como referência a somatória dos cursos de formação específica por turno, oferecidos pela Universidade.
Candidatos que alcançarem notas mínimas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão aptos a concorrer por essa via. Os classificados pelo Programa, incluídos aqueles oriundos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), deverão comprovar que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, vinculadas às secretarias de educação estadual e municipais de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano.
A distribuição das vagas do PROEP-ABC levará em conta o espalhamento geográfico e parâmetros socioeconômicos. Haverá preferência para ex-alunos de escolas em regiões com maior vulnerabilidade social e de municípios com menor representatividade na UFABC. Detalhes desse procedimento serão publicados em Edital de Seleção.
No último dia 16 de outubro, a Universidade iniciou a apresentação do Programa a agentes que integram a rede educacional dos sete municípios em reunião com representantes das diretorias estudais e secretarias municipais de ensino no Campus Santo André. O próximo encontro será com dirigentes de mais de 200 unidades escolares que recebem estudantes aptos ao ingresso na graduação via PROEP.
Os interessados podem acessar mais informações sobre o PROEP ABC por aqui.