
Nesta quarta-feira (30/10), psicólogos lançam o livro eletrônico “A Brinquedoteca”, editado pelo Instituto Nexos. Na obra, o leitor conhece a pesquisa sobre a importância de os pais brincarem com seus filhos, a fim de embasar o desenvolvimento cognitivo da criança, para na Educação Infantil, exercer seu direito de brincar, ser protagonista de seu aprender e do início de formação de sua identidade.
O livro conta com a participação de profissionais que dedicam sua vida acadêmica e profissional a todos com direito de brincar em todas as etapas do desenvolvimento humano. São de várias instituições de ensino superior do País: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Beatriz Picolo Gimenes (Fundação Santo André), Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira e Luana Caetano de Medeiros Lima.
A brinquedoteca no Brasil foi inaugurada em 1981, por Nylse Helena da Silva Cunha, ex-funcionária da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, quando criou uma brinquedoteca nas dependências de sua escola para crianças com deficiências. O espaço concentra ações no empréstimo de jogos e brinquedos, geralmente, sem a exposição do objeto que convida à interatividade, proporcionando a ação lúdica como fenômeno.
A obra é composta por 18 capítulos separados em duas partes, sendo lançado como livro eletrônico no formato PDF.