O apagão que atingiu parte do Estado de São Paulo desde 11 de outubro acende alerta não apenas para a conservação de alimentos nas geladeiras e freezers, mas também para medicamentos como insulinas e vacinas, que precisam de refrigeração. Para isso, algumas empresas, como o Grupo Polar, de São Bernardo, desenvolvem equipamentos próprios para conservar itens essenciais, como remédios, em momentos de urgência.
A queda de energia observada no ABC e em diversas regiões do Estado, por exemplo, está diretamente relacionada às mudanças climáticas, que, desde o início do ano, têm causado calor intenso e tempestades severas. Essas condições climáticas extremas não apenas aumentam a demanda por refrigeração, mas também tornam o sistema elétrico mais vulnerável a falhas. É o que explica a farmacêutica e diretora técnica do Grupo Polar, Liana Montemor, em entrevista ao RDtv. Segundo a profissional, para uma empresa que desenvolve produtos destinados à conservação da temperatura de medicamentos, esse cenário representa um desafio significativo.
“Tanto para nós do laboratório, que buscamos criar produtos inovadores que supram as necessidades dos nossos clientes, quanto para os pacientes, está sendo um momento desafiador. Muitos deles precisam de medicamentos como as insulinas conservadas em uma temperatura específica, e quando ocorre esse tipo de situação pode gerar complicações em sua vida”, diz Liana.
Além de garantir mais comodidade aos pacientes, o Grupo Polar desenvolve embalagens térmicas adequadas para preservação de insulinas e vacinas, por exemplo. “Recomendamos que os pacientes com medicamentos tenham equipamentos adequados para a conservação desses materiais, bem como uma caixa com gelo ou uma bolsa térmica com gelo especial. Digo ‘especial’ porque não pode ser qualquer um, são específicos para essas situações”, explica.
No caso do gelo artificial, a farmacêutica reforça a necessidade deixar o item armazenado no freezer em condições de até −25 °C. Em casos urgentes como o apagão, sugere seguir o passo a passo de como utilizar a fim de preservar os itens dentro da caixa ou bolsa térmica, evitando o contato direto com a embalagem do medicamento e o seu congelamento. Em comparação com o gelo água (feito na geladeira), o gelo artificial é desenvolvido para maior durabilidade e congelamento em comparação ao convencional, além de feitos para manter temperaturas, e não apenas eleva-lá.
O tempo de preservação das embalagens térmicas variam de 12 a 100 horas. Em alguns casos, é utilizado para o dia seguinte, mantendo o medicamento ainda em bom estado. Já em outros casos, como o de apagões, existe a precaução de se ter uma bolsa térmica que conserve por mais tempo. Em ambos os casos, Liana recomenda utilizar as bolsas e caixas térmicas somente quando necessário, garantindo a vida útil do equipamento. Os produtos do Grupo Polar possuem estudos técnicos que garantem a estabilização da temperatura conforme a necessidade, principalmente em medicamentos que precisam estacionar na temperatura entre 2 °C a 8 °C, comuns nas geladeiras e freezers.
“Notamos haver uma procura por esses produtos, e isso se dá a própria divulgação sobre o tema de conservar medicamentos. Além dos casos de apagões, mas em situações em que a pessoa passa um tempo fora de casa, é importante saber que existem soluções como as nossas caixas e bolsas térmicas que auxiliam esse público”, comenta Liana. Por conta da demanda, o Grupo Polar segue em pesquisa de desenvolvimento e testes de seus equipamentos em diversas possibilidades de temperatura, com procedimentos regulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e optando por utilizar materiais que tenham fim sustentável, promovendo a sustentabilidade.
“Há pessoas que pagam caro pelos seus medicamentos, e quando chegam eventos como esses, é possível perderem tudo o que compraram, o que nos faz entender que no fim é tudo por uma vida que precisa dos seus remédios nas condições ideias de uso”, diz a executiva.
Polar Store – O Grupo Polar desenvolve diversos modelos de bolsas e caixas térmicas, bem como pacotes de gelos artificiais e seu último lançamento, uma shoulder bag ideal para pequenos itens como insulinas. Todos os itens estão disponibilizados no site https://www.polarstore.com.br