
O candidato que ficou em terceiro lugar na disputa para prefeito de Diadema, Márcio Paschoal Giudício, o Márcio da Farmácia (Podemos), disse que já foi procurado tanto pelo prefeito e candidato à reeleição, José de Filippi Júnior (PT), como pelo candidato Taka Yamauchi (MDB), porém ainda não decidiu quem irá apoiar. Desde domingo, assim que o resultado do primeiro turno foi definido entre o petista e o emedebista, o Giudício passou a ser sondado por integrantes da equipe dos dois que foram para o segundo turno.
Em poucas palavras, Giudício disse apenas que foi procurado pelos dois lados, mas que não há nada de concreto ainda. O filho, o vereador reeleito Márcio Júnior (Podemos), disse que o grupo político está ouvindo os eleitores e que a intenção é contribuir com o plano de governo do candidato que receber o apoio da família. Dos vereadores de oposição ao governo petista, Márcio Júnior foi o mais votado, refletindo a importância do grupo na política de Diadema.
No domingo (06/10) Taka terminou em primeiro lugar com 106.141 votos que significam 47,39% dos válidos. Apenas 5.158 votos atrás aparece o prefeito que disputa a reeleição. Filippi teve 100.983 votos ou 45,09% dos válidos. Márcio da Farmácia teve 13.641 votos, que vão pesar bastante se transferidos para um dos candidatos no segundo turno. Se o terceiro colocado nas urnas conseguir transferir metade dos votos que obteve ele poderá inverter as posições.
O PT é o maior interessado nestes votos. Durante a campanha Márcio foi crítico à campanha de Taka e também um dos apoiadores do emedebista protagonizou um episódio de violência verbal durante a campanha do primeiro turno. Um carro de som parou em frente a farmácia de Márcio e proferiu algumas ofensas. Perguntado se isso pesaria na sua decisão Márcio não quis comentar. Nos bastidores são fortes os rumores de que o PT conquiste o apoio.
A campanha do candidato José de Filippi Júnior (PT) disse que os apoios ainda estão sendo estudados. “A campanha do prefeito Filippi informa que seguirá o segundo turno com a mesma pauta do primeiro, mostrando todas as transformações feitas pelo governo e pelo PT em Diadema. Todo apoio de pessoas que tenham o entendimento que o prefeito Filippi representa o melhor projeto para a cidade será bem-vindo. Toda discussão a respeito de composição de segundo turno será pautada em propostas e projetos que sigam o caminho de transformação e melhoria de Diadema”, informou em nota.
O ex-presidente da Câmara de Diadema e coordenador da campanha de Taka Yamauchi, Marcos Michels disse que desde domingo, foi procurado por integrantes da campanha de Márcio e de Gesiel Duarte (Republicanos), candidato que ficou em quarto lugar com 3.203 votos (1,43% dos válidos). Michels disse que ainda nada foi decidido sobre a candidatura receber um ou outro apoio. Ele destacou ainda a importância do apoio dado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à candidatura de Taka na semana que antecedeu o primeiro turno, em detrimento da candidatura do seu próprio partido.