
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano, anuncia Marcello Nitz como novo reitor da instituição. A mudança é resultado de um processo de reestruturação da liderança, que teve início em 2023 para garantir excelência em ensino e pesquisa e promover inovação, com foco no desenvolvimento do País.
Com 52 anos, Marcello Nitz é engenheiro de alimentos formado pelo IMT, mestre em engenharia de alimentos e doutor em engenharia química pela Unicamp. Foi coordenador de curso, diretor da escola de engenharia e desde 2014 era pró-reitor acadêmico da Instituição. Com um currículo acadêmico extenso, como professor, pesquisador e gestor, agora será responsável por liderar e impulsionara academia nas suas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
“Estou extremamente honrado em assumir essa posição no IMT. Estou ciente da grandiosidade e da responsabilidade do desafio. O IMT tem 63 anos de história e milhares de profissionais formados, que estão fazendo a diferença no Brasil e no mundo. Vamos respeitar todo o legado da instituição, impulsionar algumas transformações necessárias para que o IMT continue sendo protagonista e referência. As transformações passam por novas concepções e modernização de currículos, revisão e expansão do portfólio da pós-graduação e consolidação dos grupos de pesquisa do IMT, focando em pesquisa aplicada, visando à inovação com impacto mais imediato no mercado e na sociedade”, diz.
Além de Nitz, a nova equipe de gestão da reitoria conta com a Ana Paula Serra e Fernando Madani como pró-reitores de graduação e acadêmico, respectivamente. Ana Paula era coordenadora dos cursos de Tecnologia da Informação. Traz sólida experiência em gestão acadêmica e desenvolvimento organizacional, desempenha papel-chave na revisão e modernização dos currículos.
Fernando Madani, doutor e engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônica) era coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação no IMT, assume a pró-reitoria acadêmica, responsável pela gestão do corpo docente, da extensão, da gestão da aprendizagem, da capacitação docente, entre outras, que são fundamentais e estratégicas para a academia.
José Carlos de Souza Junior, que atuou como reitor do IMT nos últimos 12 anos, agora assume o cargo de superintendente de Desenvolvimento Institucional e Acadêmico. Engenheiro eletricista pelo IMT e doutor pela USP, Souza Junior é reconhecido pelo trabalho de ampliação de parcerias estratégicas do IMT, que têm contribuído para aumentar o impacto da instituição no mercado e na sociedade .
Irineu Gianesi, superintendente geral do IMT, enxerga a transição como uma mudança importante, que acontece em um momento estratégico para a instituição. “As alterações na estrutura de liderança atendem às novas demandas estratégicas do IMT, sem perder o conhecimento acumulado por membros da equipe ao longo das últimas décadas”, ressalta.
O IMT, com campi em São Caetano e São Paulo, oferece cursos de graduação e pós-graduação de excelência, e capacita cerca de 3 mil alunos anualmente. Seu corpo docente, composto por 65% de doutores e 35% de mestres, reforça o compromisso da Instituição com a formação de profissionais preparados para o mercado. A interação com a indústria e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas também estão entre os diferenciais que fortalecem a formação dos estudantes e contribuem para o desenvolvimento do País.
Com mais de 22 mil profissionais formados, o IMT é reconhecido como uma das principais instituições acadêmicas da América Latina, com parcerias e acreditações internacionais que destacam sua relevância no cenário educacional. A nova gestão chega com o desafio de manter essa trajetória de sucesso.