
Neste sábado (12/10), o Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André recebe abertura da exposição “Livro, Deslivro e Relivro – grafiquezas, grafiquices e outras gráficas” do artista gráfico Gilberto Tomé, das 11h até as 16h. A exposição fica em cartaz no espaço até 7 de dezembro (sábado), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
A exposição reúne uma série de desenhos, projetos e estudos de livros, cartazes e outras peças gráficas que o artista vem desenvolvendo há mais de duas décadas. O nome da exposição remete simultaneamente ao livro como objeto gráfico e também à ideia de livrar, de liberar e de liberdade no processo criativo (como exemplificam os neologismos no subtítulo).
A mostra foi concebida para mostrar e destacar os processos criativos e apresenta uma grande variedade de trabalhos e materiais que remetem às diversas experimentações que o artista realiza. ”Eu faço no meu próprio trabalho um jogo associando a forma do livro à forma do cartaz, então, nesta exposição, vai ser possível encontrar cartazes que viram livros e livros que viram cartazes. Eu faço essa provocação de entendimento do que é uma coisa, do que é outra, o que não é nada e o que é arte. Existem muitas questões que vão ser suscitadas a partir dessa exposição”, diz Gilberto Tomé.
Para quem deseja se aprofundar no trabalho de Tomé, o artista promove visitas guiadas onde faz análise de seu trabalho e fala sobre suas reflexões, dúvidas e conclusões sobre o universo da arte gráfica. As visitas acontecerão sempre às sextas-feiras, nos dias 18 de outubro, 29 de novembro e 6 de dezembro, sempre as sextas-feiras, das 14h30 às 16h, sem necessidade de inscrições antecipadas. A atividade é gratuita.
Além disso, Tomé ministra três oficinas “Livrar histórias”, em que, a partir de carimbos e uma única folha de papel, os participantes serão convidados a elaborar uma história relacionando palavras e imagens em diferentes modos de se construir um pequeno livro. As oficinas serão nos dias 25 de outubro, 8 e 22 de novembro, sempre as sextas-feiras, das 14h30 às 16h. Também não é necessário realizar inscrições antecipadas. Atividade é gratuita