O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos ao comando das prefeituras da região. A trigésima matéria traz as promessas e ações do candidato a prefeito em São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos). O prefeiturável aposta na prioridade do atendimento dos munícipes na rede municipal de saúde e no atendimento especializada para os neurodiversos, entre eles, os autistas.
Um dos principais pontos de seu plano de governo é a criação do Cartão Saúde SBC, visando priorizar o atendimento dos munícipes na chamada porta de entrada. O prefeiturável também promete a redução do tempo de espera para procedimentos, ampliar os atendimentos aos pacientes autistas e contratar mais médicos especialistas.
Em relação a infraestrutura na Saúde, Marcelo Lima promete criar o primeiro Hospital Infantil Municipal, criar um Pronto Atendimento 24 horas para os moradores da região do Pós-Balsa e fazer com que o Hospital de Urgência possa funcionar 24 horas por dia.
Sobre o público autista, o candidato quer focar na qualidade de atendimento no Centro de Referência do Autismo, inserir os neurodiversos como grupo prioritário para gratuidade no transporte público, promover o aumento de equipes multidisciplinares básicas e promover cursos profissionalizantes para os autistas adultos.
Na Educação, Marcelo quer iniciar o processo “gradativo e cuidadoso” de municipalização das escolas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Promete ofertar creches noturnas e ampliar o número de escolas de Ensino Integral, até alcançar a meta de 100%. Também quer oferecer merenda nas férias e atividades culturais e esportivas neste mesmo período.
Outro ponto é criar uma Faculdade Municipal para cursos de gestão, programas de formação continuada para os profissionais da Educação, plano de carreira e valorização salarial, além de parcerias com outras secretarias para atividades diversas.
Para a Segurança Pública, o candidato promete ampliar a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade, inclusive com destaque nos horários de maior mobilização urbana. Promete aprimorar o serviço da Patrulha Maria da Penha e criar uma subinspetoria para atuar neste tema. Defende a ampliação do efetivo da Guarda e a ampliação de bases fixas e móveis.
Em relação ao Meio Ambiente, Lima promete modernizar programas habitacionais para garantir construções que atendam as regras impostas pelas leis ambientais. Também propõe levar o programa de regularização fundiária para o Riacho Grande e outros bairros próximos a represa Billings. Quer reestruturar a área da região do grande Alvarenga e colocar em prática o desconto no IPTU para lotes particulares com frações de áreas verdes permeáveis.
Na Zeladoria, Marcelo Lima quer implantar bueiros inteligentes “que possuam tecnologia para identificar os bueiros que precisam de limpeza e rede de proteção, para que detritos da rua não poluam os corpos d’água”. Quer implementar uma freira livre de produtos orgânicos, o calçadão na Marechal Deodoro e colocar quiosques fixos para ambulantes. Também quer implantar uma Usina de Triagem e Reciclagem de Entulhos.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito em São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos):