ABC - domingo , 4 de maio de 2025

Motorista atropela cinco na rua dos Vianas e diz que sentiu-se mal ao volante

Momento e que veículo invade a calçada e fere cinco pessoas. (Foto: Reprodução)

O motorista de um carro de aplicativo atropelou cinco pessoas na rua dos Vianas, em São Bernardo no início da noite de terça-feira (01/10). Os pedestres ficaram feridos e foram socorridos, o motorista também foi levado ao hospital porque quase foi linchado no local. Ele alega que teve um mal súbito ao volante e perdeu o controle do carro.

Quatro mulheres e um homem de 65 anos foram atingidos pelo veículo quando estavam na calçada. O motorista, que foi identificado como José Luiz, foi salvo do linchamento por moradores do local que o trouxeram para dentro de uma garagem. Em vídeo publicado em redes sociais, o motorista diz que perdeu os sentidos. “Eu estava socorrendo uma moça dentro do carro e ela estava passando mal, que não estava sentindo o corpo, com mãos e pernas dormentes. Quando o farol abriu para mim eu desmaiei dentro do carro e não vi nada, não sei o que aconteceu, eu não bebo, sou evangélico. Eu não sai do lugar, estou pronto para fazer o teste do bafômetro”, explicou.

Newsletter RD

O teste para aferir se José Luiz ingeriu bebida alcoólica deu negativo. O caso foi registrado pelo 1° Distrito Policial de São Bernardo, como atropelamento e lesão corporal culposa. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que está ouvindo vítimas e testemunhas para apurar o caso. “O 1º Distrito Policial de São Bernardo instaurou um inquérito policial para apurar as circunstâncias do acidente e vai intimar as partes envolvidas para colher seus depoimentos”, diz a nota.

Não há estatísticas sobre as causas dos acidentes na maioria das cidades. Há estudos, como o realizado pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), mas baseados apenas em dados de rodovias federais. A associação comparou os anos de 2021 com 2022 (de janeiro a julho). O resultado é que, nos primeiros sete meses de 2022, 13 mil acidentes de trânsito registrados nas rodovias do País tiveram como causa principal ou secundária questões relacionadas à saúde do motorista. Estes acidentes ocasionaram 881 mortes, número 20% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Para o enfermeiro e professor do Centro Universitário da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Renan Tomas, o mal súbito pode ser causado por vários fatores e, em geral, a vítima tem uma parada cardiorrespiratória que pode ser revertida se o socorro for rápido. Com 15 anos de experiência em atendimento a emergências, Tomas diz que, além da situação da vítima, os socorristas são treinados para analisar toda a situação do acidente, como estão os veículos envolvidos, se a batida foi frontal ou não, se há situações que podem ter causado o acidente. No caso do mal súbito não se enxergam fatores causadores do acidente. Simplesmente acontece sem reação aparente do motorista. “Pelos danos no veículo a gente já começa a procurar pelas lesões nos ocupantes do veículo. Há sinais que consideramos que nos mostram que a vítima está em parada cardiorrespiratória e esse é o primeiro ponto que cuidamos”, explica.

Causas

As causas de mal súbito, ao volante e fora dele, são várias, mas em geral estão relacionadas a doenças cardiovasculares, como arritmias ou ainda AVCs (acidentes vasculares cerebrais). A prevenção do acidente é difícil já que nem sempre a pessoa está ciente da sua condição de saúde. Segundo Tomas, também podem ocorrer  situações que causam o ‘apagão’ e que estão relacionadas ao uso de drogas lícitas, como álcool e medicamentos, ou ilícitas, como a cocaína. “Dor no peito, palpitação, tontura e sudorese são alguns dos sinais. Se o motorista perceber algum deles deve parar imediatamente e pedir ajuda”, completa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes