
As bibliotecas municipais de Santo André estão com programação diversificada neste mês de outubro. Contação de histórias sobre povos originários, ação cultural sobre inclusão e roda de conversa com terapeutas a respeito do perdão são algumas das propostas para os munícipes.
A Biblioteca da Vila Linda recebe na quinta-feira (03/10), às 10h e às 14h, a contação da história ‘Atrás da Mata Tem…’, inspirada no livro ‘Meu Vô Apolinário’, do consagrado autor indígena Daniel Munduruku. Soraia Salles será a responsável por conduzir a atividade.
A obra é uma autobiografia do autor que apresenta com muito carinho as lembranças da infância de sua vida na cidade e também das férias que passava todos os anos na aldeia, onde ouvia os conselhos de seu avô Apolinário e as histórias sobre a cultura de seu povo originário.
Haverá ainda uma ação cultural que abordará o tema inclusão. No dia 11 (sexta-feira), na Biblioteca Parque Erasmo Assunção, e dia 25 (sexta-feira), na Biblioteca Cata Preta, a atividade ‘Conexões Inclusivas’ promoverá uma sensibilização sobre acessibilidade e inclusão do público escolar promovendo a vivência com a servidora Márcia Sousa, deficiente visual, e apresentação de fantoches com Ive Hiluany para conhecimento do universo dos deficientes.
Como oferecer ajuda, como orientar e fatos curiosos do cotidiano são abordados com as crianças. Também é apresentado o alfabeto Braille.
Por fim, no dia 29 (terça-feira), às 14h30, a Biblioteca Cecília Meireles recebe a roda de conversa ‘Por que perdoar?’, um encontro com os terapeutas Paulo Petreca e Lucia Petreca sobre a compreensão das nossas emoções. Como identificá-las, percebê-las e senti-las.
Não é necessário fazer inscrições antecipadas para nenhuma das atividades.