O candidato a prefeito em São Bernardo pelo PT, Luiz Fernando, participou da sabatina promovida pelo Repórter Diário. O deputado estadual defendeu o retorno do projeto Tigrinho, que visa incluir crianças e adolescentes em atividades esportivas e culturais. Além disso, aposta na criação do Hospital do Idoso e do Centro de Referência do Autismo como novos equipamentos na Saúde. Mas aponta a necessidade de aumentar o potencial dos demais hospitais da cidade para a melhoria do atendimento.
A ideia é que o Hospital do Idoso seja construído no local em que ficava o HU, no bairro Rudge Ramos. “É um prédio que está parado e nós pretendemos fazer dele o Hospital do Idoso. Nós queremos efetivamente dar a toda a população, e é uma grande população que está cada dia ficando maior, uma qualidade de vida, sobretudo na saúde. Não só teremos muitas políticas para o envelhecer com qualidade, o envelhecer com saúde, mas efetivamente ter a saúde dessa população tratada de uma forma especial”, explicou.
Sobre o Centro de Referência do Autismo, a ideia é que não seja apenas um local para atendimento desta população que faz parte do espectro, mas uma forma de acolhimento dos pacientes e das famílias atípicas da cidade.
“Primeiro, ele precisa ser tratado, cuidado, mas ele precisa ser acolhido também. Então, a ideia é que nós possamos ter um espaço social tipo um local para que eles possam inclusive ficar também quando a família tiver alguma dificuldade em relação a eles, então acolher esses autistas, e ao mesmo tempo nós termos médicos especializados, o neuropediatra, psicólogos, fonoaudiólogos, todos os profissionais necessários para fazer o devido atendimento às crianças com TEA”, aponta o candidato.

Luiz Fernando defende também o pleno funcionamento do Hospital de Urgência e do Hospital de Clínicas como forma de ampliar o atendimento na área da Saúde. “Há poucos dias eu dei uma entrevista para a Rede Globo e me perguntaram como é que eu faria para aumentar as vagas. Eu disse, basta você colocar plenamente o funcionamento. São subutilizados esses dois equipamentos. A gente vem fazendo um acompanhamento do lado de dentro, com muitos servidores nos informando e tal. Não foi um chute. Alguns candidatos, talvez a maioria dos meus adversários, os programas de governo deles foram feitos por agências de publicidade. O nosso não. Nós temos feito com muita seriedade, porque nós temos um bom hábito”, diz.
O petista também quer ampliar os projetos transversais na cidade, apresentar propostas que possam envolver mais secretarias e assim ampliar as possibilidades de atendimento da população. Entre essas ações está o retorno do projeto Tigrinho, que foi instituído na cidade durante a gestão de Luiz Marinho (PT), quando Luiz Fernando era presidente do São Bernardo Futebol Clube.
“E quando a gente fala do projeto Tigrinho, e eu vou pegá-lo para voltar à questão das escolas, nós temos aquelas crianças nas mãos, é muito importante que a gente analise e acompanhe também a saúde dessas crianças, para que eles não venham cair na UPA e, se tiver algum problema, que a gente já trate. Então, você, para fazer um esporte, é muito importante que você faça um exame físico, um profundo exame físico, até porque uma criança que tem problema no coração não pode praticar determinados esportes. Então, a partir dali essa transversalidade de um assunto entrando no outro”, afirma.