
No debate realizado pelo Repórter Diário na última segunda-feira (23/09), três dos cinco candidatos – dois não participaram – à Prefeitura de São Caetano falaram sobre suas propostas para seis eixos temáticos, sorteados entre oito previamente definidos pela coordenação do jornal, candidatos e representantes. No tema servidores, houve recente tentativa de criação de um sindicato mais próximo da atual gestão, algo que acabou sendo impedido após manifestações.
Deste modo, o RD questionou os candidatos: caso seja eleito, como se dará sua relação com o funcionalismo, mesmo em períodos em que não há negociação salarial? Nenhum dos dois candidatos respondeu sobre o que foi perguntado, mas sim de planos para o funcionalismo, em caso de vencerem a disputa no dia 6 de outubro.
Professor Rafinha (PSOL) prometeu que fará um plano de carreira para todo o funcionalismo público porque, segundo avalia, só é possível fazer serviço de qualidade, em qualquer área, com valorização profissional.
Malta Jones (Mobiliza) seguiu na linha de valorizar o funcionalismo, inclusive com a adoção de um sistema de votação em cada área para que os funcionários escolham, de uma lista prévia, quem assumirá a secretaria. Outra proposta é tirar o Paço Municipal do Parque Chico Mendes e levar de volta para a Avenida Goiás, e explica o motivo: “Quero todos os secretários ao meu lado, e também o RH, para saber quantos fantasmas essa cidade tem.”