O candidato a prefeito em São Bernardo pelo Podemos participou da sabatina promovida pelo Repórter Diário. Marcelo apontou a necessidade de ter um protocolo para que pessoas de outras cidades não utilizem informações de são-bernardenses para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, ressaltou que vai dobrar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal).
Marcelo garante que seguirá com todas as regras de atendimento ditas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas o atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) deve ser de prioridade para os moradores da cidade e o Cartão Saúde São Bernardo, na sua visão, pode garantir tal ação.
“O cartão São Bernardo Saúde, ele vem de encontro a dar prioridade a quem vive em São Bernardo do Campo, o atendimento mais rápido, com agilidade, com qualidade, e o mais importante, fazendo com que isso impulsione a nós terminarmos com a fila de espera em exames, consultas e cirurgias eletivas em São Bernardo do Campo”, explica o candidato.
Sobre a fila para exames e consultas, o prefeiturável aposta na ideia de implantar o “Corujão da Saúde”, assim apresentando a oportunidade para que a fila possa ser reduzida em horários alternativos, algo que foi feito pelo Governo do Estado no início da gestão do então governador João Doria.
Além disso, garante que o Hospital de Urgência passará a ser de porta aberta, promete construir o Hospital Infantil Municipal e um Pronto-Atendimento na região do Pós-Balsa. “Então nós vamos, sim, entregar o pronto-atendimento de 24 horas no pós-balsa, no núcleo Santa Cruz. Ao mesmo tempo, o hospital infantil municipal. A cidade de São Bernardo precisa avançar na saúde. É claro que tem equipamentos importantes e eu posso falar com muita tranquilidade. 34 UBSs, nove UPAs, um pronto-atendimento no Taboão, policlínicas de especialidade, nós temos CAPS, 24 horas e não 24 horas, e nós vamos avançar”, segue.
Para a área de Segurança, Marcelo Lima utiliza em seu plano de governo a frase “dar mais visibilidade às ações da GCM (Guarda Civil Municipal)”. O candidato aponta que essa expressão começa com a promessa de dobrar o efetivo da GCM, e com isso também dobrar o número de viaturas.

“Nós vamos criar 100% de São Bernardo com tecnologia monitorada por câmeras. Vamos criar botão de pânico em pontos de ônibus, em locais com vulnerabilidade e vamos fazer operações. A operação visibilidade que você fala é a operação no momento de mobilidade urbana, nos pontos de pico da cidade, onde nós vamos ter operações de visibilidade para dar o sentimento de segurança, a sensação de segurança que a população tanto clama em São Bernardo”, inicia.
“Como, por exemplo, também a função, uma função nova, a função especial para o Guarda Civil Municipal, que compara muito a operação delegada da Polícia Militar. Nós teremos a função especial para o Guarda Civil Municipal e também queremos para a Polícia Militar atender o nosso município com maior quantidade, com maior efetivo, a operação delegada, que também é um convênio feito entre município e governo do Estado”, concluiu o candidato.