O prefeito de Diadema e candidato a reeleição, José de Filippi Jr. (PT), participou da sabatina promovida pelo Repórter Diário. O petista, que busca o seu quinto mandato, detalhou sobre os futuros investimentos na Educação como o CEU (Centro Educacional Unificado) Promissão e a unidade Fabíola, na região sul. Na Saúde, o prefeiturável quer focar no sistema de urgência e emergência da cidade.
O candidato apontou que a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) prometida já está funcionando, na região central. A segunda, no bairro Paineiras, será entregue até o final do ano. Para Filippi, o novo equipamento de saúde apresentou melhoras para aqueles que precisam frequentá-lo.
“Cidadãos falando, eu mesmo já fui duas vezes lá para ver a UPA Centro, é o pronto-socorro central, que nós tínhamos e que também foi um equipamento que estava bastante deteriorado”, disse o candidato que apontou que quer construir outras três UPAs nos bairros Eldorado e Piraporinha.
Além disso, reafirmou sua promessa de entregar o novo hospital municipal na próxima gestão, caso seja eleito. “O novo hospital é muito necessário, eu quero reafirmar para vocês, só quem não conhece o sistema de saúde, aliás, o meu adversário, que eu estou chamando de Taka Michels, porque ele é a mistura de Taka (Yamauchi) com (Lauro) Michels, ele falou de dois hospitais, não conhece, já tem, mas não tem dois, tem um hospital e com estrutura física totalmente inadequada porque é um prédio de sessenta anos atrás”, seguiu o candidato.

Na Educação, Filippi foi questionado sobre a promessa de cinco unidades do CEU (Centro Educacional Unificado). Uma unidade está em construção no bairro Promissão e outro já está previsto para o bairro Inamar, com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Ao ser questionado sobre a possibilidade de entrega, o prefeito apontou que vai entregar neste ano a primeira unidade. A segunda será feita no próximo mandato, caso seja reeleito. Os outros três vão ser deixados no planejamento.
“E se nós fizermos um plano de pelo menos um CEU para cada mandato, nós, ao longo de seis, oito mandatos, nós vamos ter a cidade praticamente com essa rede que tem educação, cultura e esportes em toda a cidade. Mas, com a vinda do presidente Lula, com o avanço que nós estamos tendo, desde a perspectiva de recursos, com o segundo CEU já em andamento, eu também tenho consciência de uma coisa que eu já fiz quando fui prefeito e que sofri agora, quando voltei e não teve essa atitude do governo anterior. O governo tem que cuidar do presente, fazer as obras, entregar, ter os investimentos, mas pensar o futuro, deixar projetos prontos, deixar encaminhamento e planejamento para médio e longo prazo”, explicou o candidato.
Por fim, Filippi foi questionado sobre a sede do Poder Executivo. O atual Paço dará lugar ao novo hospital. O prefeito afirma que só deixará o local, caso seja reeleito, no dia em que o pavimento estiver acima da altura do gabinete. A ideia do petista é utilizar um terreno atrás do Poupatempo, na região central, para ser o futuro Paço. O local pertence ao Ipred (Instituto de Previdência de Diadema). A ideia seria pagar um aluguel sobre o local e abrir um debate sobre a melhor forma de construir uma nova sede para a Prefeitura.