
Na última sexta-feira (20/9), 32 jovens da Fundação CASA receberam certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). A cerimônia, que seguiu o formato de uma colação de grau, contou com becas, capelos, canudos, paraninfos e oradores.
O auditório da Fundação CASA se transformou em um palco para esses adolescentes, que cumprem medidas socioeducativas na capital e em Osasco, representando todos os que concluíram formações em 36 centros socioeducativos na Região Metropolitana e Litoral.
“Este talvez seja o começo de uma nova fase para nós e só tenho a agradecer”, disse Alessandra (nome fictício), aluna do curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”. O jovem Luiz (nome fictício), orador da turma de “Preparo de Pizzas” do CASA Osasco I, destacou a importância do aprendizado: “Pensávamos que fazer pizza era só colocar muçarela, mas aprendemos muito mais e agora podemos ter uma nova profissão.”
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, enfatizou: “A formação profissional é um passo fundamental na ressocialização dos adolescentes. Cada certificado entregue simboliza a possibilidade de recomeçar e construir novas histórias.”
Os paraninfos, entre servidores e educadores, reforçaram a importância dos cursos de qualificação profissional, preparando os jovens para a vida após a internação. “Trabalhamos o protagonismo juvenil, preparando-os para conviver na comunidade”, comentou o educador João Marques de Oliveira Mota.
No primeiro semestre de 2024, 1,9 mil jovens se formaram em cursos da FAT, e para o trimestre de julho a setembro, a expectativa é que 980 adolescentes concluam as formações. O diretor da FAT, Luiz Roberto Vannucci, destacou a importância do ensino para o progresso pessoal e familiar.
Após receberem seus certificados, os adolescentes homenagearam seus familiares e autoridades presentes. Para encerrar a cerimônia, jovens do CASA Chiquinha Gonzaga emocionaram a todos cantando “Dona de Mim”, de Iza, celebrando suas conquistas e novos caminhos.