
Neste mês de setembro, a ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) de Santo André inicia quatro oficinas gratuitas para quem quer aprender sobre produção audiovisual e o cinema. As oficinas, que acontecem no equipamento cultural A Casa, no bairro Campestre, são de “produção de curtas-metragens”, “técnicas de suspense de Alfred Hitchcock”, “criação de videoclipes” e “comunicação para audiovisual”. Para se inscrever, basta enviar e-mail para inscricoes@elcv.art.br com nome, endereço, telefone e qual a oficina de interesse no título.
A primeira oficina é a de produção de curtas-metragens, do dia 24 de setembro até 3 de dezembro, sempre às terças-feiras. Nesta oficina, ministrada pelos produtores Henrique Freitas e André Sanches, os participantes imergem no universo da produção cinematográfica. A partir de aulas com ênfase na prática, os alunos produzirão um filme de curta-metragem, aprendendo como funciona cada área de um filme, como o roteiro, direção, fotografia, som e edição.
No dia 25 de setembro (quarta-feira) acontece a oficina “as técnicas de suspense de Alfred Hitchcock”, promovida pela ELCV em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som). Com quatro horas de duração, das 18h às 22h, a oficina ministrada pelo professor Marcelo Lyra promove um estudo das técnicas de filmagem de Hitchcock. Serão estudadas as técnicas usadas em alguns dos seus principais filmes, como Janela Indiscreta, Chantagem e Confissão, Quando Fala o Coração, Rebeca, Psicose, Um Corpo que Cai, Sabotagem e Suspeita, entre outros.
A oficina de criação de videoclipes começa no dia 26 de setembro (quinta-feira) e encerra no dia 5 de dezembro, com aulas às quintas-feiras, das 19h às 22h. O diretor de cinema Bruno Badain produzirá um videoclipe do zero, começando pelo roteiro e terminando na edição. A oficina terá aulas práticas e teóricas.
A última oficina é voltada a comunicação para audiovisual, iniciando no dia 27 de setembro (sexta-feira) e até 6 de dezembro. O ator André Orcaban desenvolve técnicas comunicativas e ajuda os participantes a encontrarem sua verdadeira identidade.
Orcaban é ator, contador de histórias e arte-educador, desenvolve a mais de quinze anos pesquisas sobre a valorização de memórias pessoais e preparo para o registro áudio-visual, criação de roteiros sem uso de textos e naturalização da fala.