O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos candidatos a prefeito nas sete cidades da região. O décimo oitavo plano analisado é do postulante ao comando da Prefeitura de Diadema, Márcio da Farmácia (Podemos). O ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual traz um foco para a área da saúde, principalmente com as promessas de construção de dois novos hospitais para a cidade.
O primeiro equipamento prometido é o Hospital da Mulher. A ideia é que o local tenha todas as especialidades voltadas para a saúde feminina, inclusive com espaço de acolhimento e apoio psicológico para mulheres gestantes e para as vítimas de violência doméstica. Além disso, quer realizar parcerias com ONGs e entidades especializadas para o desenvolvimento de projetos focados na saúde da mulher.
O segundo equipamento é o Hospital de Urgência e Emergência. Além do equipamento, Márcio promete criar uma central de regulação de leitos integrada ao SAMU “para melhorar a gestão das internações e otimizar o uso dos recursos hospitalares”. Ainda na área da Saúde promete a criação de um programa para a construção de casas de recuperação para dependentes químicos.
Na Educação, Márcio promete zerar a fila de espera por vagas em creche a partir da ampliação dos convênios e parcerias com o terceiro setor. O candidato também indica que quer construir novas creches, mas não aponta a quantidade de novas unidades que pode construir. O prefeiturável também quer transformar a Fundação Florestan Fernandes em uma universidade.
Sobre a Mobilidade Urbana, Márcio da Farmácia promete implementar a política de Tarifa Zero na cidade. “Assegurando que todos os cidadãos tenham acesso gratuito aos serviços de transporte público, contribuindo para a inclusão social, o aumento da utilização do transporte público, e a diminuição do tráfego urbano e da poluição aos finais de semana”.
Para isso, o candidato considera que seja necessária a realização de um estudo de viabilidade, analisando o impacto econômico, social e ambiental. Ainda sobre esse tema, Márcio quer investir na melhoria da infraestrutura do transporte público, visando a modernização da frota e a redução da emissão de gases poluentes.
Na Habitação, o candidato promete a construção de 2 mil moradias a partir do programa ‘Entrega Diadema’. Além disso, quer desenvolver projetos urbanísticos integrados e garantir que as novas habitações estejam integradas com a infraestrutura urbana da cidade, incluindo saneamento básico, iluminação pública, transporte, saúde e educação.
Confira abaixo a íntegra do plano de governo do plano de governo do candidato a prefeito de Diadema, Márcio da Farmácia: