ABC - sábado , 12 de outubro de 2024

Ciclofaixa na rua Amazonas é alvo de críticas em São Caetano

Ciclofaixa na rua Amazonas tem impactado nos negócios locais em São Caetano (Foto: arquivo pessoal)

Comerciantes da rua Amazonas e motoristas que são obrigados a passar com frequência pela via se mostram indignados com a iniciativa da Prefeitura de São Caetano em instalar uma ciclofaixa ao longo da lateral esquerda da pista, no trecho que parte da av. Goiás em direção ao terminal rodoviário e estação de trem.

A reclamação dos empreendedores tem relação com o fato de a iniciativa ter impactado os negócios, na medida em que os clientes ficaram sem opção de parada e entregadores sem ponto de carga e descarga, enquanto os condutores relatam os problemas causados no trânsito. A revolta está estampada em comentários nas redes sociais e reforçadas por depoimentos à reportagem.

Newsletter RD

A instalação do trecho faz parte de projeto cicloviário da Prefeitura, estimado em cerca de R$ 20 milhões, para implementar melhorias e ciclofaixas ao longo da Avenida Goiás e em outras vias daquela região da cidade. Comerciantes e moradores reclamam ainda que a administração decidiu pela medida sem abrir discussão em torno do assunto. Criticam, inclusive, o silêncio da maioria dos vereadores em relação ao tema, que não precisa do aval dos parlamentares para sair do papel.

“Agora até que estou mais calmo, mas quando soubemos que ia ser feita ciclofaixa na nossa rua, ficamos bem irritados, inclusive funcionários. Afinal, é comércio e precisamos ter espaço para receber entregas, produtos, e também para o cliente estacionar. Ainda não sei mensurar a queda no movimento, mas é muito ruim para quem tem comércio na via e também para o cliente. Atrapalha demais o comércio da região”, desabafou um comerciante, que não quis se identificar.

O empreendedor foi além, ao falar sobre situação hipotética que afetasse diretamente o prefeito e integrantes de sua administração. “Fiquei até imaginando que se a ciclofaixa é tão importante, e na frente da casa do prefeito e de secretários de repente fosse instalada uma, e não pudesse mais ter entrada e saída liberada de veículos nas casas e condomínios, o que iriam fazer. Mas como não é na casa ou comércio deles, faz o que dá na cabeça. Sendo que quase nem passa bicicleta na Amazonas. Passa carro, ônibus, caminhão e motos. Fluxo constante de veículos, e não tem necessidade nenhuma de ciclofaixa. Uma coisa que não dá para entender.”

Outro comerciante da rua, que também pediu anonimato, lamentou a queda de movimento, mas foi mais enfático na crítica ao que chamou de “falta de diálogo” por parte da administração na decisão de criar a ciclofaixa. “Tem sido ruim para nós (comerciantes), mas o mais lamentável disso é não termos sido ouvidos pela Prefeitura sobre o quanto poderíamos ser prejudicados. Ciclovia e ciclofaixa podem ser importantes para a mobilidade e o meio ambiente, mas antes de decidir os locais por onde vão passar, entendo que as pessoas deveriam ser consultadas, porque são elas que sabem onde o calo poderá apertar.”

Para o vereador oposicionista Edison Parra (Podemos), que gravou vídeo para as redes sociais em relação à instalação da ciclofaixa, a iniciativa da administração do prefeito José Auricchio Júnior (PSD) “é uma péssima ideia” porque tira vagas disponíveis para estacionamento e prejudica os negócios. “As vendas dos comerciantes da região estão sendo fortemente afetadas. Mais uma vez, a atual gestão coloca em prática medidas sem consultar os principais afetados. E uma gestão que não ouve a população tende a errar mais. É o que estamos assistindo”, disse ao RD.

Nas redes sociais, sobretudo nos comentários sobre o vídeo postado pelo vereador, o descontentamento de moradores e comerciantes não se restringiu à criação da ciclofaixa na Rua Amazonas, mas esta foi destaque nas reclamações. “Essa rua é movimentada e estreita, não comporta uma ciclofaixa”, comentou uma moradora. “O comércio é de suma importância para uma cidade, além de gerar emprego, fortalece a economia. Não dá para entender uma ação dessa”, escreveu outro. “Obra totalmente descolada da realidade do Centro”, emendou outro.

O que diz a Prefeitura
Questionada sobre as reclamações, a administração municipal informou que a ciclofaixa na Rua Amazonas integra projeto que ligará os parques Chico Mendes, Tom Jobim, Kennedy e Cidade das Crianças ao terminal rodoviário. A nota da Prefeitura aponta ainda que “o projeto já existia e está em fase de execução, e que nas próximas semanas haverá a implantação da sinalização vertical e horizontal.

Com relação às possíveis reclamações, esclarecemos que a Rua Amazonas já não contava com locais de estacionamento. Portanto, o comerciante que tinha vaga de estacionamento no seu comércio continua tendo, o que não tinha, também continuará não tendo. Sobre o espaçamento da Rua Amazonas com a ciclofaixa, não há qualquer alteração, já que ela continua com duas pistas de rolamento.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes