
Em novembro de 2023, surgiu o Design do Lajeado, projeto que cria exposições no Campos do Jordão Design Festival nascesse para unir os jovens da cidade com a arte. Localizado na antiga Parada Gavião Gonzaga, a vila ferroviária mais alta do Brasil, no alto da Mantiqueira, o projeto é fruto de um trabalho de restauração promovido pelo Circuito Alto Lajeado. Entre 1934 e 1987, a vila foi um importante centro ferroviário, mas após sua desocupação e anos de abandono, passou a ser revitalizada por um grupo de empresários locais.
Um dos motes do Design do Lajeado é transformar as antigas casas dos operários na nova sede das Oficinas do Gavião Gonzaga, em que jovens entre 14 e 17 anos, filhos dos funcionários das empresas do Alto do Lajeado, que residem na cidade, terão a oportunidade de aprender técnicas de artesanato, como design em madeira, tear, bordado, cerâmica e panificação.
Já as residências dos chefes ferroviários abrigam o Centro de Exposições Design do Lajeado, que oferece uma mostra e venda de objetos produzidos pelos professores voluntários das oficinas. Os mentores do projeto são especializados em arte em cerâmica, tear, bordado, madeira e também em panificação.