
O RD segue com a série de reportagens sobre os planos de governo dos candidatos a prefeito na região. Nesta quinta matéria o foco será o documento protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo prefeito de Diadema e candidato a reeleição, José de Filippi Jr. (PT). O reforço de promessas já realizadas no projeto de 2020 e outras ações com base na ajuda do Governo Federal formam a liste de propostas do prefeiturável.
O documento também conta com textos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vereador e presidente municipal do PT, Josa Queiroz, e do próprio Filippi que relembrou sua história na cidade e reforçou a intenção de seguir com a proposta que já está ocorrendo na cidade.
“Com o pé no presente, mas de olho no futuro construímos esse programa de governo com a participação da nossa população. Com a ousada de sempre e a disposição ainda maior para transformar nossa cidade em um lugar cada dia mais humano, justo e feliz”, explica o candidato.
Saúde
Filippi reforça a promessa de implantação do novo Hospital Municipal, das duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que estão em construção – Centro e Paineiras, além de outras duas unidades nos bairros Eldorado e Piraporinha. Também promete a implantação da informatização dos serviços, incluindo a telemedicina.
O petista também promete ampliar o Quarteirão da Saúde, o Centro de Especialidades, para que possa fazer mais exames, consultas e procedimentos cirúrgicos. Está em seu plano de governo a implantação do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), e a implantação de quatro ouvidorias nas UPAs.
Segurança
Sem indicar números, o atual prefeito promete aumento do número de Guardas Civis Municipais (GCMs), o fortalecimento de ações específicas como o Ponto Seguro, voltado para garantir a segurança dos passageiros do transporte público. Também promete o fortalecimento do Centro Integrado de Vídeomonitoramento e que irá dobrar o número de câmeras na cidade. Além disso, defende que se crie na região a Rede Integrada de Comunicação, assim visando unir as informações que surgem de todas as sete guardas do ABC.
Cultura
O prefeiturável defende a implantação do Quarteirão das Artes na Praça da Moça, na região central, com a modernização da Biblioteca Central Olíria de Campos Barros, o Museu de Arte Popular e a Casa da Música, equipamentos que ficam no entorno da praça. Filippi fala em potencialização do calendário cultural da cidade, destacando o São João, o Festival de Natal e a Kizomba.
Educação
Filippi reforça uma série de promessas feitas como a construção de um Centro de Educação Unificado (CEU) por região, lembrando que o CEU Promissão, na região leste, está previsto para o final deste ano, e o CEU Fabíola, no Inamar (região sul) está previsto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito prevê outros três equipamentos (Centro, Norte e Oeste).
Também aponta a implantação do Instituto Federal, o Plano Municipal da Primeira Infância, de uma creche no bairro Inamar, no lugar em que estava o Observatório Astronômico, a reforma de quatro Emebs e a implantação do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o período diurno. Além do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico e o Observatório da Juventude Preta.
Esportes
O candidato promete a construção de dois ginásios poliesportivos, além da reforma do ginásio Ayrton Senna e do Clube Municipal Mané Garrincha. A construção do espaço esportivo-comunitário Inamar, de um centro esportivo-comunitário no Jardim Campanário e uma nova sala de ginástica no Jardim Paineiras.
Desenvolvimento Econômico
O prefeito promete a instituição do Conselho de Desenvolvimento Econômico, para garantir a participação da indústria, trabalhadores e estudantes para debater o potencial econômico da cidade. O Plano Municipal de Formação Profissional e Técnica, focando em vocações econômicas da cidade.
Também fala sobre a implantação do Programa Moeda Verde, para contribuir com os trabalhadores das cooperativas de catadores de resíduos recicláveis. Consolidar o Programa Diadema Aforempreendedor. Implantar a Sala do Empreendedor e o Observatório da Indústria.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito de Diadema, José de Filippi Jr.: