
O Consórcio Intermunicipal ABC disponibilizou os resultados do diagnóstico da Economia Solidária ABC. O trabalho, apresentado na última quinta-feira (8/8), é resultado de uma parceria firmada entre a entidade regional e a Unisol Brasil, central de cooperativas e empreendimentos solidários. O relatório sobre o levantamento está disponível no site do Consórcio ABC (www.consorcioabc.sp.gov.br).
O projeto foi idealizado para fortalecer e fomentar iniciativas associativas, com foco na geração de trabalho e renda, que estimulem o envolvimento comunitário, a consciência coletiva e ambiental por meio de práticas produtivas, de comercialização e consumo. Outro objetivo é viabilizar práticas de desenvolvimento econômico baseadas em princípios de solidariedade, como maneira de promover a transformação sociocultural em prol de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária no Grande ABC.
Segundo o diagnóstico, o Grande ABC 70 conta empreendimentos do tipo, e são 29 em Santo André, 13 em São Bernardo, 12 em Diadema, dez em Mauá, três em Rio Grande da Serra, dois em Ribeirão Pires e um em São Caetano.
As principais atividades destes empreendimentos são Artesanato (18), Alimentação e Bebida (17), Confecção, Costura e Bolsas (11), Reciclagem (5), Serviços de Assessoria (5), Educação Cultura e Oficinas (5), entre outras.
A iniciativa foi viabilizada a partir de emenda parlamentar do deputado estadual Teonilio Barba destinada ao Consórcio ABC.