Em agosto, as bibliotecas municipais de Santo André contam com programação especial de atividades para a família, especialmente para crianças, entre dias 9, 16, 19 e 22 de agosto. A iniciativa, que recebe contação de histórias, fantoches e gincana lúdica, aproxima a comunidade das bibliotecas e promove a utilização desses espaços públicos para proporcionar experiências educativas e culturais, gratuitamente.
Na sexta-feira (09/08), a biblioteca da Vila Humaitá (rua Guerra Junqueira, 366) recebe a contadora Soraia Salles para narrar a história “Atrás da Mata Tem…”, inspirada no livro “Meu Vô Apolinário”, do autor indígena Daniel Munduruku, em dois horários, às 10h e às 14h. A atividade se repete no dia 22 de agosto (quinta-feira), na biblioteca Vila Floresta (rua Parintins, 344), também às 10h e às 14h.
Teatro de fantoches e gincana lúdica sobre acessibilidade e inclusão são as atividades que as arte-educadoras Márcia Freitas Sousa e Ive Hiluany promovem na biblioteca Vila Palmares (rua Arnaldo Rocha, 220), no dia 16 de agosto (sexta-feira), sempre às 10h.
A biblioteca de Paranapiacaba (Rua Rodrigues Alves, s/n) recebe a contação de uma das mais conhecidas histórias do folclore brasileiro, a Lenda da Vitória Régia, na voz de Daniela Gomes, no dia 19 de agosto (segunda-feira), às 10h e às 14h. A narrativa explica a origem da planta aquática vitória-régia, símbolo da Amazônia.