O ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), morreu nesta segunda-feira (05/08), aos 82 anos. A causa da morte não foi confirmada, mas pessoas próximas apontam que o petista estava com problemas em seu sistema respiratório. O velório ocorre a partir das 17h, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na região central.
Mineiro da cidade de Guarani, chegou em Mauá há seis décadas, após breve passagem pelo Rio de Janeiro. Trabalhou na Sherwin Willians, Firestone e na Metalúrgica Limasa. Em 1979 iniciou sua vida sindical ao se filiar ao Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, inclusive com sua carteira de filiação sendo assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Acabou se formando em Geografia e Ciências Sociais, o que levou para as salas de aula como professor em uma escola estadual de Mauá. Em 1992, o professor Oswaldo Dias, como carinhosamente era chamado, foi eleito como vereador com 1.312 votos, sendo o nono mais votado.
Em 1996, superou Leonel Damo (então no PSDB) e foi eleito prefeito em Mauá. Sendo reeleito em 2000, ano em que foi o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Entre suas realizações está a inauguração do Teatro Municipal de Mauá. Em 2008, Dias retornou ao comando da Prefeitura, assim realizando o seu terceiro mandato.
A última disputa eletiva de Oswaldo Dias ocorreu em 2018, quando tentou uma vaga como deputado estadual, mas teve sua candidatura indeferida. Oswaldo chegou a ser cogitado para vice de Marcelo Oliveira (PT) nas eleições de 2020, porém, acabou indicando a esposa Celma Dias (PT) para a candidatura que acabou vencedora naquele pleito.
Nota Oficial
O velório do ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, será realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (construído e inaugurado na gestão de Oswaldo Dias), a partir das 17h de hoje (05/08) e o encerramento previsto para as 09h desta terça-feira (06/08). Uma celebração ecumênica está marcada para as 20h de hoje.
O sepultamento será no Cemitério Vale dos Pinheirais, em horário a ser definido.
A Prefeitura de Mauá decreto nesta segunda-feira (05/08), Luto Oficial de três dias, em razão do falecimento de Oswaldo Dias, que foi chefe do executivo mauaense por três mandatos. Dois deles consecutivos, entre 1997 e 2004 e entre 2009 e 2012. Oswaldo Dias também foi vereador entre 1992 e 1995.
Reveja a entrevista do ex-prefeito Oswaldo Dias ao RDtv: