ABC - sábado , 3 de maio de 2025

A poucos dias para fim das convenções partidárias, restam poucas vagas para vice

Composições e estratégias estão entre os aspectos que ajudam na definição dos nomes para vice em cada cidade (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Faltam oito dias para que o período das convenções partidárias seja finalizado e assim definir oficialmente todos aqueles que vão disputar as eleições municipais. Porém, em Diadema, Santo André e São Bernardo ainda existem vagas para vice que não foram preenchidas. Mesmo aqueles que já realizaram suas convenções ainda buscam companhia para as futuras chapas.

No caso da eleição em Diadema, das quatro pré-candidaturas, duas ainda aguardam um nome para vice. O atual prefeito José de Filippi Jr. (PT) não terá a vice-prefeita Patty Ferreira (PT) ao seu lado, pois a política é pré-candidata a vereadora. A expectativa é que o nome venha das fileiras do PSD, um dos partidos que apresentaram seu apoio para a tentativa de reeleição.

Newsletter RD

Do outro lado, Taka Yamauchi (MDB) é outro que ainda não falou abertamente sobre o nome para vice em sua chapa. Neste caso, o partido não é o ponto que vai definir quem ocupará a vaga, mas sim a busca por um perfil que agrade o eleitor evangélico da cidade.

Em Santo André, dos seis nomes que se colocaram como pré-candidatos, quatro ainda não têm quem apoiar. Apesar de realizar a convenção que homologou seu nome, Eduardo Leite (PSB) ainda não tem vice. Gilvan Junior (PSDB) segue uma linha parecida, com a diferença que ainda não fez sua convenção. André do Viva (PRTB) fará a convenção no dia 3 de agosto, mas não anunciou vice.

Dúvidas

A situação de Luiz Zacarias (PL) é a que gera mais dúvidas. Em entrevistas aos veículos da região, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, criou uma interrogação sobre a possibilidade do vice-prefeito manter sua pré-candidatura. Existe a expectativa para que nos próximos dias a legenda realize uma decisão final. A possibilidade de inelegibilidade por ter participado de um evento oficial da Prefeitura, em um período que não podia, faz com que Zacarias tenha seu futuro político questionado.

São Bernardo conta com duas pré-candidaturas sem vice. Marcelo Lima (Podemos) realizou sua convenção, porém, sem confirmar o segundo nome. Nesta semana surgiu a informação de que o vice seria Rafael Demarchi, porém, o Novo acabou seguindo para a base de apoio de Flávia Morando (União Brasil), outra pré-candidata que não confirmou o segundo nome na chapa. Outro que ainda não confirmou foi Alex Manente (Cidadania), apesar que neste caso a tendência é anunciar o vereador Paulo Chuchu (PL) como vice.

As convenções precisam ser realizadas até o dia 5 de agosto. Entre 6 e 15 de agosto as legendas precisam protocolar as candidaturas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha começa no dia 16 de agosto. Até o momento apenas 45 postulantes a uma vaga na Câmara de Mauá e uma chapa majoritária na mesma cidade constam no sistema DivulgaCand.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes