A Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e/ou incidentes, de modo a preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. Para levar a prevenção e a conscientização para dentro das comunidades, existem os Nupdecs (Núcleos de Proteção da Defesa Civil Comunitário), que assim como em Mauá, conta com 458 voluntários em cinco núcleos comunitários espalhados pela cidade, que atuam em treinamentos para orientar moradores durante catástrofes.
Para explicar sobre a atuação dos Nupdecs da Defesa Civil de Mauá, Sergio Moraes, secretário da unidade, comenta ao RDtv sobre a importância da população fazer parte de preparação das ações e simulados de eventuais desastres. A última atuação ocorreu dia 17 de julho, em um simulado de emergência no Polo Petroquímico no ABC que contou com a participação de 400 pessoas, entre agentes públicos, colaboradores do Polo e moradores da região, que se solidarizaram com a ação.
“É muito bacana ver a mobilização das pessoas em prol da segurança delas mesmas. Os Nupdecs funcionam como um dos braços da Defesa Civil, na qual a partir deles, que incluem pessoas preparadas e treinadas, obtemos informações precisas e objetivas para atuar com efetividade”, diz Moraes. Em Mauá, há dois núcleos no Jardim Zaíra, e um no Jardim Oratório, Santa Cecília e na Vila Carlina.
A criação desses núcleos dependente principalmente da colaboração comunitária. Para o secretário, em especial a partir de 2021, as comunidades começaram a aderir e participar das ações promovidas pela Defesa Civil de Mauá. “A partir de projetos de conscientização sobre a importância das pessoas estarem por dentro do que fazer quando acontecer um desastre, algumas pessoas vieram até nós solicitando apoio para a criação dos Nupdecs”, explica. Os núcleos do Jardim Zaíra são os que mais possuem voluntários, devido a necessidade da precaução geológica da região, que possui terrenos com risco de deslize.
Moraes comenta que as Defesas Civis de Mauá, Ribeirão Pires, Diadema, Santo André e São Bernardo disponibilizam auxílio para a criação de Nupdecs. Qualquer pessoa pode comparecer ao órgão de seu município e solicitar treinamento para ser voluntário. No processo, são oferecidas aulas práticas e teóricas de como se comportar e agir em desastres, como enchentes, vendavais, deslizamentos e eventos mais drásticos, além de receber diploma e colete de voluntariado.
“Nosso próximo simulado acontece no Vila Carlina, em 2025, desta vez representando um risco hidrológico. Por essa e outras ações que convocamos a população a ser mais participativa nas pautas envolvendo mudanças climáticas e desastres naturais e tecnológicos. Cerca de 70% dos salvamentos ocorre pelos próprios moradores, portanto é importante lembrar que todos somos a Defesa Civil”, comenta Moraes.
Defesa Civil – Para solicitar informações ou ajuda para a Defesa Civil, basta entrar em contato pelo 199 ou encaminhar SMS para o número 40199 com o CEP para também ficar por dentro das atividades climáticas que ocorrem na localidade.