O espetáculo ‘Ensaio Para um Adeus Inesperado’ chega ao ABC, em cartaz no Teatro Municipal de Mauá nos dias 24 e 25 de julho, e em Diadema no Teatro Clara Nunes, nos dias 26 e 27 de julho, para abordar a superação pós luto. Através de um tema difícil, a peça propõe reflexão sobre a perda, como uma lição de vida, quando a mãe (personagem principal) passa pela superação da morte de seu filho e precisa encontrar forças para retomar a vida. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 30 no site da Bilheteria Express.
No palco, apenas dois atores executam cada um quatro monólogos, que se complementam sem que necessariamente um influencie a condução do outro. Natália Lage, a protagonista da peça, comenta os desafios em interpretar uma mãe pós-luto, e considera esta como uma das tarefas mais difíceis, mas necessária para enfrentar o ‘tabu’ através da arte. “Apesar da delicadeza do tema, a peça tem uma estrutura bem feita, que mostra o percurso da mãe sobre como lidar com a falta de resposta e o olhar do filho sobre a situação”, diz.
A narrativa do menino, interpretado por Caio Manhente, estende-se desde um fato marcante na infância até sua última manhã de vida, uma segunda-feira. Já a história da mãe, ao contrário, tem início justamente na segunda-feira da morte do filho e percorre um período de sete anos, ao longo do qual ela tenta – e consegue – refazer sua vida apesar da inesperada tragédia que se abateu sobre a sua família.
É um relato humano e acima de tudo poético sobre as consequências da dor e as formas muito particulares de superá-la, ou ao menos de lidar com ela. O texto não emite julgamentos e nem apresenta conclusões. Não há culpados, algozes ou vítimas – apenas seres humanos chamados a administrar a vida no que ela tem de mais cotidiano e mais trágico ao mesmo tempo.

O espetáculo conta com a direção de Ana Beatriz Nogueira, que após atuar como atriz, decidiu se aventurar na direção da peça. “Em sua primeira direção a Ana já entregou muito e ajudou a levar a história de maneira impactante ao palco”, comenta a atriz.
Para atuar como a mãe no espetáculo, Natália diz que foi um grande desafio, pois a personagem em si se mostra fechada em boa parte da peça, o que torna desafiador comunicar sem de fato comunicar algo. “Não tenho filhos e nunca perdi ninguém dessa maneira para entender a dor, apesar de já perder algumas pessoas próximas. Nesse caso, tive que recolocar essa emoções para interpretar uma mãe que perdeu seu filho sem saber o motivo”, diz. Além disso, ela reforça como forças fundamentais a composição da equipe do espetáculo, a qual teve Zélia Duncan nas trilhas sonoras, Analu Prestes na direção de arte, e os diretores de produção Dobbs Scarpa, Fábio Dobbs e Guilherme Scarpa.
“No teatro, diferente de como acontece na televisão, é possível sentir a intensidade das emoções do ator ou atriz ao vivo. Em um mundo cada vez mais digital, esse tipo de espetáculo se torna cada vez mais importante para atrair o público a imergir na história”, comenta a atriz. Apesar de se apresentar uma só vez em Osasco, a peça já gerou impacto ao público que se comoveu com o conto.
Ingressos – Os ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 30 (meia-entrada) no site da Bilheteria Express. O endereço do Teatro Municipal de Mauá é rua Gabriel Marques, 353, na Vila Noêmia. Informações: (11) 4512-7480.