Marinho reinaugura a UBS Orquídeas

A nova UBS tem dez consultórios médicos e oito consultórios odontológicos

Totalmente reformada e ampliada, a UBS Orquídeas foi entregue à população pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, nesta quarta-feira (30). Antiga reivindicação da comunidade, o conjunto de melhorias foi escolhido como prioridade pelos moradores durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP) de 2010. Com as intervenções, a unidade mais que dobrou de tamanho, passando de 417 m² para 1.033 m². Entre construção, reforma e ampliação, essa é a décima unidade inaugurada pelo atual governo.

A equipe de profissionais ganhou reforço, com um psicólogo, que antes não tinha, além de mais oito trabalhadores, entre enfermeiro, equipe de saúde bucal, técnicos de saúde bucal e recepcionista. O quadro é composto, ainda, por quatro médicos generalistas, nove auxiliares de enfermagem, psiquiatra, farmacêutico e auxiliar de farmácia, bem como 31 agentes comunitários.

Newsletter RD

“Antes, a UBS parecia qualquer coisa, menos uma unidade de saúde. Agora, a comunidade tem um equipamento decente e, com mais essa obra, temos certeza de estarmos resgatando o atendimento de qualidade na rede municipal”, afirmou Luiz Marinho.

A nova UBS tem dez consultórios médicos e oito consultórios odontológicos, sala para agentes comunitários e apoiadores, banheiros adaptados, brinquedoteca, escovódromo, fraldário, sala para reuniões comunitárias e sala de saúde mental.

Em média, são efetuados 1,2 mil atendimentos médicos por mês e 3,2 mil procedimentos mensais de enfermagem. Além do Jardim das Orquídeas, a UBS beneficia moradores do Parque Bandeirantes, Parque Florestal e Jardim Las Palmas. Ao todo, são 20.350 usuários cadastrados.

Reestruturação – Os investimentos nas UBSs fazem parte de um ambicioso programa da atual gestão para reestruturar a atenção básica no município. Das 32 UBSs, 28 precisavam de algum tipo de intervenção, das quais dez já tiveram as obras concluídas: Jardim das Oliveiras (nova unidade), Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Paulicéia, Taboão, Batistini e Rudge Ramos (novas sedes) e Orquídeas. Estão em obras e com inaugurações previstas até junho: Planalto, Alves Dias e Parque São Bernardo. Também estão marcadas as solenidades de assinatur a das ordens de serviço para o início das obras de reforma e ampliação das UBSs Farina e Vila Marchi.

A UBS Orquídeas fica na Estrada Poney Club, 1.400, Jardim das Orquídeas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes