
São Caetano e São Bernardo renovaram convênio para o acolhimento de mulheres vítimas de violência na Casa da Mulher. O documento foi assinado na manhã desta quarta-feira (03/07), em São Bernardo.
O convênio entre os dois municípios tem duração de 12 meses e prevê a oferta de 20 vagas para acolhimento das mulheres vítimas de violência, sendo dois terços delas para São Bernardo e um terço para São Caetano. Para isso, São Caetano realizará repasse mensal de R$ 25,8 mil para o Fundo Municipal de Assistência Social de São Bernardo.
O serviço funciona em endereço sigiloso para proteção das vítimas e é custeado 100% com verba municipal. No espaço, mulheres vítimas de violência têm suporte social e psicológico, além de alimentação. Podem, inclusive, ficar com os filhos no local, desde que menores de idade.
Acesso – Para ingressar na Casa da Mulher, a porta de entrada é o Centro de Referência e Apoio à Mulher de São Bernardo ou o Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher de São Caetano. Ambos locais ofertam atendimento psicossocial, avaliação técnica e, se necessário, serviço de proteção. O desligamento das vítimas ocorre após análise técnica da condição psicossocial e financeira da mulher, com ênfase na sua segurança física.