ABC - terça-feira , 6 de maio de 2025

Narradores esportivos do ABC criam pontes entre clubes e torcedores

Capaz de transmitir sentimentos e emoções com a voz, o narrador de futebol consegue transformar uma mera partida em algo marcante na memória do torcedor. Ao RDtv, Henrique Ieck, narrador e torcedor do E.C. Santo André, e Ney O Mito, locutor e narrador do E.C. Água Santa, comentam sobre a importância da profissão como ponte entre o clube e sua torcida.

Em setembro de 2021, foi aprovada a Lei n.º 14.205, sendo esta a Lei do Mandante. Na prática, a lei atribui exclusivamente ao clube mandante das partidas de futebol os chamados “direitos de arena”, referentes à transmissão ou reprodução do jogo. A ação permitiu que clubes, principalmente aqueles com baixos orçamentos e em campeonatos de séries menores, transmitissem a partida a partir dos próprios meios de comunicação.

Newsletter RD

Narradores realizam transmissões em casa de partidas de seus clubes (Foto: Reprodução/RDtv)

Esse movimento chama atenção para dois tópicos destacados entre os narradores: parcialidade e acessibilidade. “Em uma partida, ainda mais como torcedor do Santo André, vamos enaltecer o nosso time sem perder o respeito com o adversário. Além disso, o clube promover a transmissão própria do jogo facilita até que os torcedores do outro time desfrutem do evento”, comenta Ieck.

Para seguir com uma transmissão de futebol, balancear a parcialidade é fundamental para atrair até mesmo torcedores rivais. Para Ney, o narrador tem a responsabilidade de levar emoção ao torcedor, seja ele do Água Santa ou do adversário. Ele reforça que é importante citar sempre os dois lados, ao comentar sobre os uniformes ou torcidas, por exemplo. “Os próprios funcionários do clube comentam sobre as minhas transmissões comigo, para dizer que sentiram a emoção pela minha voz”, comenta.

Como narradores, Ieck e Ney precisam transmitir informações constantes ao telespectador para manter a energia da partida. Para auxiliar os profissionais, as assessorias de imprensa das equipes, seja ela da casa ou do time rival, auxiliam com informações sobre escalações, novidades, curiosidades, treinamentos da semana, etc. Esta troca permite que a narração seja constante e informativa, mantendo o torcedor com olhos vidrados na tela.

Apesar de rivais regionais, Água Santa e Santo André representam o ABC na Série D do Campeonato Brasileiro. Para Ney, a presença das duas equipes na competição “eleva o nível da região, e mostra que o ABC deve estar presente nesse tipo de torneio”.

Próximos jogos 

Pela 10ª rodada do Brasileirão Série D, o Água Santa vem de vitória no sufoco por 1 a 0 contra o Pouso Alegre FC. O resultado levou o Netuno à terceira posição do Grupo G, com 12 pontos. Neste sábado (22/06), a equipe enfrenta o São José, às 16h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.

Já o Ramalhão, enfrenta também neste sábado (22/06) o Inter de Limeira, atual líder do Grupo G com 20 pontos, às 15h, no Brunão. Santo André ocupa a quinta posição do grupo, com 11 pontos, vindo de vitória contra o Costa Rica pelo placar mínimo de 1 a 0.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes