
Os alunos da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Inês dos Ramos, no bairro Nova Gerty, em São Caetano, vivenciaram experiência de empatia e solidariedade ao se conectar a crianças de Eldorado do Sul, uma das cidades gaúchas mais atingidas pelas enchentes que devastaram o Estado.
A escola enviou uma caixa de doações de materiais escolares para as crianças desabrigadas pelas enchentes e, dentro da caixa, seguiram inúmeras cartinhas com desenhos e mensagens de esperança feitos pelas crianças da EMEI.
A ideia começou com a leitura de uma história, feita pela professora Taciane Oliveira, do Grupo 5 A (crianças de 5 anos). Taciane leu o livro Os Heróis do Tsunami, de Fernando Vilela. As crianças começaram a relacionar o tsunami com a tragédia gaúchal; muitas viram na TV o que havia acontecido e se perguntaram: ‘Como nós, crianças, podemos ajudar?’
A partir disso, surgiu uma discussão, que começou a envolver todas as crianças da escola, de três a cinco anos, conta a coordenadora pedagógica Bianca Azevedo. As crianças do G5 desenvolveram um projeto denominado Correio da Turma, em que eles escrevem cartas e bilhetes uns para os outros. Então, fizeram o mesmo com as crianças do Rio Grande do Sul, enviando cartas e bilhetes com desenhos e mensagens de solidariedade.
A equipe da escola reuniu alguns materiais escolares sobressalentes e fez diversos kits destinados às crianças gaúchas, muitas das quais ainda sem condições de voltar às aulas. As caixas com doações e mensagens seguiram por intermédio de uma igreja (Primeira Igreja Batista de Guarulhos), que desenvolve trabalho voluntário na região.
Quando as cartas chegaram, dia 8 de junho, um dos voluntários da Igreja gravou um vídeo agradecendo as crianças pelas doações e mensagens.