
Na região, as prefeituras asseguram que todos os alunos já receberam os uniformes deste ano, porém há casos como o de uma mãe de Santo André que ainda aguarda a entrega. Ela tem dois filhos que ainda não receberam nenhuma peça do kit de uniforme. Outro alunos da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor João de Barros Pinto, no bairro de Utinga, já receberam. A prefeitura diz que não faltaram uniformes e que situação como a da moradora afetou também outros alunos novos, cuja encomenda dos uniformes foi feita em tempo diferente.
Desde janeiro, quando matriculou os dois filhos na escola João de Barros Pinto, que Lucimara Bonfim, espera o kit de uniforme escolar para os dois filhos que estudam no primeiro e no quarto anos do ensino fundamental. A justificativa dada pela direção do colégio é a de que os uniformes que já foram entregues são apenas para os alunos antigos e que os novos devem esperar novas remessas.
Lucimara mudou-se com os filhos para Santo André, vinda de Mato Grosso do Sul. Ela matriculou os filhos em janeiro na escola de Utinga e reclama do tratamento diferenciado. “Já estão entregando os kits de inverno, e meus filhos não receberam nem o de verão ainda, estou mandando para a escola com as roupas que temos. Quando a gente fala com a direção, dizem que os lotes que chegaram são para os alunos mais antigos, que para os novos alunos viria depois, e nunca veio, não nos deram nenhuma previsão e já se foi metade do ano”, comenta a mãe.
A prefeitura andreense explicou que não houve falha no processo nem da escola e que os uniformes para os alunos novos devem chegar esse mês. “A Secretaria de Educação de Santo André esclarece que não há falta de uniforme na rede municipal de ensino. Todos os alunos matriculados recebem os kits. Também não houve erro da escola em relação ao caso citado. O procedimento para a encomenda dos uniformes se dá no momento de matrícula e rematrícula, quando os responsáveis pelos alunos preenchem informações da grade de tamanho para cada aluno, por exemplo. É importante destacar que a compra do uniforme deve ser nominal, sendo direcionada à criança matriculada, conforme determina o Tribunal de Contas, não sendo viável a compra de uniformes extras ou kits de reserva. Alunos que se matricularam neste ano, até fevereiro, começaram a receber neste mês os uniformes. A entrega está sendo feita gradativamente e as crianças citadas receberão os kits de verão e inverno nos próximos dias. A Secretaria de Educação está acompanhando as entregas, que seguem ocorrendo em consonância com os termos previstos no processo de contratação – situação que se aplica aos alunos mencionados pela reportagem”, detalha a prefeitura, em nota.
Região
De acordo com o relatado pelas prefeituras da região, a situação só ocorreu mesmo em Santo André. As demais cidades do ABC garantiram que mesmo os novos alunos já receberam os uniformes.
A Prefeitura de São Bernardo informa que entrega entregou todos os uniformes aos 80 mil alunos da rede municipal. A entrega foi feita antes do início das aulas, em reunião no dia 3 de fevereiro. “O investimento total na aquisição dos itens foi de R$ 16,6 milhões. O kit de uniforme é composto por duas bermudas, duas calças, três camisetas de manga curta e duas de manga longa, uma jaqueta, três pares de meia, além de uma mochila e um squeeze de água (a partir da pré-escola)”, informou a administração municipal.
Em São Caetano a prefeitura garante que todos os alunos estão uniformizados. Na cidade os pais recebem créditos para a compra do uniforme em locais credenciados. “O uniforme e os materiais escolares já foram distribuídos aos alunos, logo no início do ano letivo, por meio do app “Kit Escolar São Caetano do Sul”. O app funciona como uma “carteira digital” na qual são depositados os valores, separadamente, do Auxílio Uniforme Escolar e do Auxílio Material Escolar. O app pode ser utilizado nos estabelecimentos credenciados pela prefeitura. O aplicativo traz a lista de todos os estabelecimentos comerciais cadastrados e, também, a possibilidade de localização das lojas por GPS. Esse benefício foi concedido a todos os matriculados na rede municipal de ensino – cerca de 22 mil estudantes. Por meio do aplicativo, todos os alunos podem adquirir as peças de que necessitam. E como podem adquirir peças avulsas, podem fazer uso do aplicativo ao longo do ano caso necessitem de itens para o inverno.
Diadema recebeu 3.831 alunos novos só esse ano na rua rede que hoje soma um total de 29.832 estudantes. O paço diademense disse que todos os alunos, até os novos, já receberam os uniformes. Os kits contam com blusão, conjunto de agasalhos, camisetas, bermudas, meias, tênis e mochila.
Rio Grande da Serra também garantiu ter entregue o uniforme para os 1984 alunos da sua rede, dentre eles 57 alunos novos que entraram este ano. Ribeirão Pires também garante ter entregue o uniforme para todos os alunos. A cidade recebeu 87 alunos novos neste ano que se somam aos 7.634 que já estavam na rede. Todos eles receberam o uniforme completo de uma só vez. Ele é composto por bermuda masculina, bermuda ciclista feminina, camiseta de manga curta e de manga longa, jaqueta e calça. Mauá também informa que todos os cerca de 16 mil estudantes a rede municipal já receberam os uniformes.