
A Enel São Paulo fez levantamento sobre a quantidades de ocorrências envolvendo balões sobre a rede elétrica em 2024. Neste período, a distribuidora identificou 30 ocorrências de balões, sendo cinco casos no ABC, em que estão Santo André (3), São Bernardo (1) e Mauá (1). As demais que mais contabilizaram ocorrências foram: São Paulo (21), Cotia (2), Cajamar (1) e Santana de Parnaíba (1).
Só neste ano, de janeiro a maio, 6.199 clientes (aproximadamente 24 mil pessoas) foram impactados com interrupção no fornecimento de energia por conta das quedas de balões sob a rede elétrica.
Para evitar situações de riscos à população, a Enel São Paulo traz algumas dicas de forma que todos aproveitem as festas com segurança. É importante se atentar ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como ligar vários equipamentos na mesma tomada pode causar sobrecarga e ligações de energia malfeitas também podem causar acidentes.
- Não pendure bandeirinhas na rede elétrica e não utilize os postes para fazer decorações;
- Confeccione enfeites com materiais isolantes, como borracha, papel etc;
- Não utilize bocais de lâmpadas como suporte para pendurar enfeites;
- Respeite as distâncias de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV;
- Contrate empresas habilitadas para realizar o aterramento elétrico de barraquinhas, palcos, arquibancadas e demais estruturas metálicas;
- Evite o uso de benjamim, gambiarras e emendas malfeitas, que podem superaquecer e causar curto-circuito;
- Não solte fogos de artifício na direção dos postes e das redes de distribuição de energia;
- Não deixe cabos de energia soltos pelo chão.
A montagem de fogueiras também merece um cuidado especial. Nunca se deve acender fogo embaixo da rede elétrica, pois a proximidade do calor com os fios pode superaquecê-los, provocando um rompimento. É importante que elas sejam montadas em locais abertos e longe da rede elétrica. A concessionária alerta ainda que a população não deve tentar manusear qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea. Somente técnicos da distribuidora, devidamente treinados para este trabalho com o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a fazer qualquer intervenção na rede elétrica.
Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica:
- O local deve ser isolado para não haver a aproximação de outras pessoas;
- Não se deve retirar objetos que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado esteja presente e assegure que a energia foi desligada;
- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição SP, pelo 0800 72 72 196.