
Medalhistas mundiais do atletismo deste último ciclo paralímpico terão a última chance de se garantir nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na 4ª Etapa do Desafio CPB/CBAt da modalidade, que acontece neste sábado (15/06), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Nesta etapa, haverá a participação de cerca de 300 atletas, sendo 120 paralímpicos e 180 olímpicos, para competir em provas de pista (100 m, 200 m, 400 m, 800 m, 1.500 m, 5.000 m, e saltos em distância, triplo e em altura) e provas de campo (arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco, club e martelo).
A competição também será a última oportunidade para a conquista do índice estabelecido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) como um dos critérios de classificação para os Jogos de Paris 2024. O sábado marca o fechamento do ranking de atletismo, que também será um dos balizadores que definirão as vagas da modalidade para o evento na capital francesa.
E nomes importantes do atletismo que surgiram neste período entre Tóquio 2020 e Paris 2024 vão participar do Desafio CPB/CBAt em busca de garantir seus lugares nos Jogos. Um deles é o paranaense José Alexandre, da classe T47 (amputados de braço). Medalhista de prata nos 100 m e bronze nos 400 m no Mundial Paris 2023, o velocista, que tem má-formação congênita no braço esquerdo (abaixo do cotovelo), sofreu duas lesões seguidas no músculo posterior da coxa esquerda desde o Parapan de Santiago, em novembro de 2023, e conseguiu voltar às pistas somente na semana passada, na disputa da 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa.
A potiguar Jardênia Félix, medalhista de bronze no salto em distância no Mundial de Paris 2023, é outra atleta que ainda não tem assegurada a sua vaga nos Jogos e vai buscá-la no Desafio. Ela é atleta da classe T20 (deficiência intelectual). O paranaense Vinícius Rodrigues, da classe T63 (amputados de membros inferiores com prótese), também é mais um medalhista mundial deste ciclo que correrá atrás da sua vaga na competição – foi prata no 100m em Paris 2023.
O sul-mato-grossense Fabrício Ferreira (T13, deficiência visual), o fluminense Fábio Bordignon (T35, paralisados cerebrais), a potiguar Maria Clara Augusto (T47), e os cariocas João Victor (F37, paralisados cerebrais) e Wallace dos Santos (F55, que competem sentados), também estão entre os atletas que subiram ao pódio em um dos dois últimos mundiais de atletismo e que vão buscar a classificação neste sábado.