A Strong Business School, com apoio da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André) divulgaram nesta segunda-feira (10/06) o levantamento sobre a movimentação econômica na região no próximo Dia dos Namorados. A pesquisa aponta a expectativa da circulação de R$ 72 milhões na data, sendo que R$ 21 milhões apenas em Santo André. O dado é considerado positivo levando em conta o cenário de lento crescimento econômico e a busca pela redução da inadimplência.
O valor médio que será investido nos presentes alcançou a marca de R$ 212,30, sendo que 31% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100 e 69% até R$ 200. A média total do que será gasto, ou seja, a soma do presente mais a busca de outros tipos de serviço no dia alcança a marca de R$ 242,20.
“Ele é positivo, principalmente levando em conta o gasto médio, o ticket médio, mas principalmente o gasto médio planejado. Quando olhamos para pesquisas que levam em conta outros recortes geográficos, Estado de São Paulo ou Brasil, observamos que temos um padrão semelhante, com uma variação um pouco mais positiva. Isso se dá pela variação do mercado consumidor que tem um potencial de consumo um tanto quanto maior”, explica o economista e professor da Strong Business School, Sandro Maskio, ao RDtv.
O mesmo levantamento aponta que 44% dos entrevistados pretendem investir mais na compra dos presentes em comparação ao seu comportamento no Dia dos Namorados do ano passado. Outros 47,5% apontam que pretendem gastar menos neste mesmo comparativo.

“No Dia dos Namorados, quando você fala que 44% das pessoas entrevistadas querem gastar mais do que da outra vez, eu acho que é algo extremamente bom, pois mostra que indiretamente o pessoal está muito mais confiante. Se não tem confiança, o pessoal não falaria que iria gastar mais, ia segurar, o número seria mais baixo. Acho que a população está um pouco mais otimista”, opina o presidente da ACISA, Everton Robles Dotto.
Sobre os tipos de presentes que serão comprados, 32% apontam os setores de vestuário, acessórios e calçados. 21% apostam no setor de perfumes e cosméticos. Outros 7,5% vão apostar nas tradicionais flores. Empatados com 7% estão as joias e bijuterias, e as cestas de café da manhã ou de doces. 4% apostam nos livros para presentear.
Em relação ao local de compra, a maioria segue apostando nas compras presenciais. 31% querem comprar nos shoppings e 22% apostam no comércio de Centro. 34,4% vão comprar os presentes pelas plataformas digitais. Everson acredita que os comerciantes precisam ficar atentos e buscar alternativas não apenas para atrair a compra para o comércio local, mas principalmente fidelizar os clientes, visando o futuro e outras possíveis compras, assim evitando que o consumidor da região busque alternativas fora do ABC.