
Moradores do distrito de Ouro Fino e do bairro Roncon, em Ribeirão Pires, voltaram a sofrer com o desabastecimento de água. A escassez do recurso não é novidade, tendo em vista que em alguns endereços, o corte no período noturno acontece há cerca de 10 anos.
Embora a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tenha informado que o abastecimento nestes locais já foi reestabelecido, os reclamantes apontam que o desabastecimento segue nesta sexta-feira (07/06).
Márcio da Silva, morador da rua Bauru, relata que precisa comprar água para manter a higiene pessoal das crianças dentro de casa. “Sou pai de duas crianças especiais, então a dificuldade aqui é maior. Sem falar da minha mãe e meu pai que já são idosos”, reclama. É preciso acordar mais cedo para conseguir tomar banho antes de ir trabalhar, porque à noite já não tem mais água na caixa.
Em nota enviada ao RD, a Sabesp diz ter enviado caminhões-tanque para os endereços mais prejudicados, principalmente aqueles situados em áreas mais altas, onde o abastecimento é dificultado. No entanto, os reclamantes afirmam que nunca viram os caminhões na região e que não recebem qualquer auxílio da empresa referente ao abastecimento.
Abaixo-assinado
Diego José da Silva, morador da rua Pombal, no distrito de Ouro Fino, deu início a um abaixo-assinado nas redes sociais para colher assinaturas de quem sofre com problemas de desabastecimento de água na cidade. O munícipe conta que já colheu, pelo menos, 90 assinaturas e diversas reclamações na Sabesp. “Já cheguei até a comunicar a ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e fazer um boletim de ocorrência em razão desse descaso”, conta.
O reclamante vive na cidade há 37 anos, e diz nunca ter visto a situação tão precária como agora. “Sempre tivemos problemas de falta de água, mas nunca cheguei a ficar nove dias direto sem água”, diz. Segundo ele, a empresa regulariza a situação por dois ou três dias, mas o desabastecimento volta a ocorrer. “A água começa a faltar por volta das 18h e a caixa de água só volta a encher no outro dia de manhã”, diz.
Questionada sobre o assunto, a Sabesp informa que em vistoria realizada nos locais foi constatado que o abastecimento está normalizado. A Companhia esclarece que ocorreu rompimento da adutora que atende a região que afetou a distribuição de água aos moradores dos bairros citados.
Segundo a empresa, depois dos devidos reparos na adutora, o abastecimento foi gradualmente restabelecido e segue regularmente. “A Sabesp iniciou neste mês de junho a operação da nova adutora que reforçou o abastecimento em Ribeirão Pires, ampliando a segurança hídrica no município”, diz.
Canais de atendimento da Sabesp: WhatsApp 11 3388-8000 (mensagem de texto), telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita) e agência virtual no site www.sabesp.com.br.