
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, São Bernardo concretizou série de ações e medidas efetivas, que deu início a projetos fundamentais para a cidade e ao enfrentamento da emergência climática. Entre os principais pontos da programação, o chefe do Executivo municipal oficializou nesta quarta-feira (5/6), em evento no Parque Chácara Silvestre (av. Wallace Simonsen, Nº1800 – Nova Petrópolis), a assinatura do plano de restauração de nascentes em São Bernardo, denominado Renascentes.
O projeto Renascentes vai garantir a elaboração de propostas de restauração de 11 nascentes situadas em terrenos públicos, com o propósito de incrementar a vegetação nativa e recuperar áreas de preservação permanente (APPs). A lista de espaços inclui nascentes no Riacho Grande, Finco, Montanhão, Alvarenga, Botujuru e Santa Cruz (Pós-Balsa). Será implementada uma nascente modelo para visitação da população com a finalidade de expandir o trabalho de educação ambiental da Prefeitura.
Além da assinatura do Projeto Renascentes, a administração municipal dará andamento, ainda neste ano, à elaboração de Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau) e ao mapeamento temático da cidade, bem como a projetos de educação ambiental dentro e fora das escolas. Todos esses projetos são custeados com recursos do Prosabs (Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental de Bairros de São Bernardo).
“O Dia do Meio Ambiente é comemorado há mais de 50 anos e precisamos ressaltar a importância da natureza para as gerações futuras e em cuidar do nosso planeta diante de emergências climáticas recorrentes. Além das decisões governamentais, com políticas públicas efetivas, nós precisamos fazer a nossa parte”, acrescentou a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, dra. Regina Célia Damasceno.
A Prefeitura lançará também um Mapa de Levantamento de Fauna interativo, disponível no aplicativo “Na Palma da Mão”, o qual permite os munícipes registrarem avistamentos de fauna diretamente na nova ferramenta, de modo participativo.