
Após quase 10 anos, Mauá volta a oferecer hemodiálise no município. A Prefeitura assinou nesta segunda-feira (03/06), o convênio com uma clínica particular da cidade. A partir de agora, de maneira gradual, ao longo dos próximos meses, os pacientes da rede municipal de saúde que necessitam do tratamento, serão inseridos na rotina da clínica.
Já nesta segunda-feira (03/06), o primeiro paciente de Mauá teve acesso ao tratamento. Jefferson Cassiano de Almeida e morador do Jardim Primavera. Está há 15 dias internado no Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini, devido a problemas crônicos nos rins, que se agravaram nos últimos tempos. Foi a primeira vez que precisou e realizou hemodiálise na vida.
Segundo o Ministério da Saúde, hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista). É possível começar o tratamento para insuficiência renal com medicamentos que controlam os sintomas e estabilizam a doença. Nos casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessário iniciar a hemodiálise. Esta decisão é tomada em conjunto com o paciente e o seu médico nefrologista. A diálise não visa tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado.