
Diadema realizou na manhã desta terça-feira (28) o ato oficial de demolição do Paço Municipal para a construção do novo Hospital Municipal da cidade. O Paço, construído na década de 1970, vai dar lugar a um moderno equipamento com 12 andares, 212 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, além de centro de diagnóstico, cirurgia, ortopedia, obstetrícia, saúde mental e emergência.
O Ministério da Saúde já garantiu o repasse de R$ 287 milhões para as obras, que corresponde a um repasse de 90% do valor da obra. A Prefeitura de Diadema vai aportar cerca de R$ 30 milhões em contrapartida.
A enfermeira da unidade de neonatologia do Hospital Municipal Albenice Simião da Silva, que há 17 anos trabalha no atual HM, no bairro Piraporinha, não escondeu a ansiedade pelo novo equipamento. “É uma necessidade premente tanto da população, quanto dos servidores.”
O novo hospital vai aumentar o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade, que vão passar de 37 para 50, sendo 10 de UTI pediátrica, já que atualmente a demanda do município é atendida por leitos estaduais. O novo Hospital Municipal terá uma área construída de 26 mil metros quadrados, enquanto o atual tem cerca de 8 mil metros quadrados. A Lira Musical de Diadema se apresentou no evento.