
Santo André iniciou, a partir desta segunda-feira (27/05), o processo de mapeamento dos endereços digitais nas casas das comunidades da cidade. O município é o primeiro do Brasil a regulamentar o reconhecimento de endereços digitais como localização oficial.
Nesta primeira etapa, que deve ser finalizada em junho, 7,5 mil residências serão mapeadas e, posteriormente, placas de identificação com o endereço digital serão instaladas em cada casa. Ao todo, cerca de 20,6 mil imóveis serão contemplados.
A medida faz parte da Política Municipal de Identificação de Localidades por Codificação, formalizada por meio de decreto assinado pelo prefeito Paulo Serra em novembro de 2023, e visa principal facilitar o acesso da população que vive nesses locais a diversos serviços públicos como assistência social, saúde, serviços de emergência, educação, praça de atendimento da Prefeitura, vagas de emprego, além da entrega de correspondências e mercadorias.
A expectativa é de que aproximadamente 65 mil pessoas devem ser beneficiadas. Além disto, este processo também contribui para diversas questões relacionadas à sustentabilidade no município.
Na prática, os endereços digitais, também chamados de Plus Codes, são criados utilizando dados de latitude e longitude em uma plataforma Google, que detém a tecnologia. Essas informações são convertidas em um código, que será utilizado como um endereço digital.