
Pouco mais de 266 mil pessoas já se vacinaram com o vírus da Influenza, a gripe, na região. E, apesar do índice parecer bastante significativo, se comparado ao total de 893 mil pessoas que estão aptas a receber a aplicação do imunizante, menos de 30% se protegeu contra a doença.
Para se ter ideia, em São Caetano a meta é vacinar 79,9 mil pessoas, mas somente 23,7 mil pessoas se protegeram até o momento, conforme aponta a Secretaria de Saúde da cidade, o que significa uma cobertura vacinal de 29,6%.
Em São Bernardo foram aplicadas 98,1 mil doses até o momento, o que corresponde a 32,76% do público-alvo. Já Santo André imunizou 87,3 mil pessoas, mas a meta do município é alcançar ao menos 90% da população apta, ou seja, 287 mil pessoas. Na cidade a cobertura vacinal registrada foi de 30,4%.
Menos de 15%
Entre todas as cidades da região, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram os municípios que menos imunizaram contra a gripe até então. Segundo a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, até o momento foram imunizadas 12 mil pessoas de um total de 115,5 mil aptas a receberem aplicação da dose, o que significa uma cobertura vacinal de 10,3%. Já Rio Grande da Serra imunizou apenas 1.719 pessoas de um total de 44.170 mil, o que significa cobertura vacinal de 3,8%.
Já Diadema foi o único município a superar a margem de 50% da população imunizada. De acordo com a Prefeitura, do total de 83 mil pessoas pertencentes ao público-alvo, 43,2 mil já estão imunizadas contra a doença.
Questionada, a Prefeitura de Mauá não retornou com dados até o fechamento da reportagem.
Esquema de vacinação continua
O esquema de vacinação segue em todas as cidades do ABC, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Toda população acima dos 6 meses de idade pode se imunizar. Recomenda-se que os pacientes tenham consigo documentos de identificação com foto, CPF, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsáveis.
Apesar do Estado manter a campanha ativa até 31 de maio, algumas cidades da região já informaram que irão estender a campanha. Rio Grande da Serra, por exemplo, oferece vacinas até 9 de julho, enquanto as demais cidades seguem até os estoques acabarem.