ABC - quinta-feira , 9 de maio de 2024

Rússia renova ataques ao setor energético ucraniano, enquanto Kiev lança drones no Sul Russo

A Rússia lançou uma série de mísseis contra a Ucrânia durante a noite, em ataques que pareciam visar a infraestrutura energética do país. Enquanto isso, os russos afirmam que seus sistemas de defesa aérea interceptaram mais de 60 drones ucranianos sobre a região sul de Krasnodar. A força aérea da Ucrânia disse neste sábado que a Rússia lançou 34 mísseis durante a noite, dos quais 21 foram derrubados pelas defesas aéreas.

Em uma postagem no Telegram, o Ministro ucraniano de Energia, Herman Halushchenko, disse que as instalações energéticas em Dnipropetrovsk, no sul do país, e Ivano-Frankivsk e Lviv, no oeste, foram atacadas e que um engenheiro ficou ferido. A operadora de energia privada DTEK disse que quatro de suas usinas termelétricas foram danificadas e que houve “baixas”, sem entrar em detalhes. No início deste mês, a Rússia destruiu uma das maiores usinas de energia da Ucrânia e danificou outras em um grande ataque de mísseis e drones.

Newsletter RD

A Ucrânia apelou a seus aliados ocidentais por mais sistemas de defesa aérea para repelir tais ataques. Em uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na sexta-feira, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou que os EUA fornecerão munições adicionais e equipamentos para a defesa aérea.

Na Rússia, o governador da região de Krasnodar, Veniamin Kondratyev, disse que as forças ucranianas atingiram uma refinaria de petróleo e instalações de infraestrutura, mas que não houve vítimas ou danos graves. O departamento regional do Ministério de Situações de Emergência relatou que um incêndio eclodiu na refinaria de petróleo Slavyansk, em Slavyansk-on-Kuban, durante o ataque.

O Ministério da Energia da Ucrânia disse no sábado, 27, que duas refinarias de petróleo na região de Krasnodar foram atingidas por drones.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes