
A Biblioteca Cecília Meirelles (Waldemar Soares, s/n, no Parque das Nações), em Santo André, abre suas portas neste domingo (28/04) após passar por reforma, modernização e adequação de acessibilidade. Na ocasião, uma vasta programação inicia as 9h, com a cerimônia de entrega da Biblioteca, e segue até as 18h.
A celebração, que faz parte da programação do aniversário de 471 anos de Santo André, conta com o lançamento do jogo de tabuleiro “Santo André – Um passeio pela memória”, o caminhão do programa Saúde em Movimento, Festival Multicultural, além de teatro, contação de histórias, poesias, artes circenses, entre outras atividades.
As 11h, o grupo Panela realiza uma intervenção com cinco tendas para contar uma “História de Bocaovido”. Já as palhaças, malabaristas e acrobatas da Cia Terrível, de São Bernardo, apresentam o Espetáculo Inutencílio, ao meio-dia. A intervenção Praia Literária ocupa espaços com brincadeiras de verão, piscina de bolinhas, bolinha de sabão, túnel e uma cesta de livros para divertir as crianças, a partir das 13h.
Também as 13h, mas com duração até as 16h, acontecem duas intervenções literárias que fazem parte da programação oferecida pelo Sesc Santo André ao evento: o Bala_Vras e Que história mora aqui? Bala_Vras é um jogo de poesia ao vivo. Com palavras sorteadas de um baleiro giratório pelo público, o poeta Daniel Viana cria um poema de imediato. Já na intervenção “Que história mora aqui?”, atores convidam o público a conhecer histórias e poesias por meio da mediação de leitura itinerante. Os artistas do grupo Flor de Crejoá quando se deslocam, guiam o público com canções do cancioneiro popular, tocadas ao vivo.
A Musicleta – uma bicicleta com diferentes elementos musicais e visuais da Cia Tempos Juncos entra em ação as 14h. A história do “Palhaço e a Menina de Rodas”, do grupo D+ Suzuki, será interpretada a partir das 15h.
As 16h, a Cia Popular de Circo e Teatro apresenta a intervenção “Bolo de Memórias” e convida o público a resgatar memórias culturais e afetivas com a cidade de Santo André. Os palhaços Pira e Ossildo farão um cortejo musical itinerante, carregando um bolo cenográfico em homenagem ao aniversário da cidade.
Os empreendedores da economia criativa que participam do Festival Multicultural estarão presentes durante todo evento com produtos como artesanato, moda, artes plásticas e produtos naturais, além de alimentos e bebidas. O caminhão do projeto Saúde em Movimento estará em frente à biblioteca com ações de promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas causadas pelo sedentarismo e alimentação inadequada, além de incentivar a população a passar em consultas médicas nas unidades de saúde.