Apesar de federados, os líderes de PSDB e Cidadania não estão juntos na pré-campanha em São Bernardo. O deputado federal Alex Manente (Cidadania) é pré-candidato a prefeito. Orlando Morando (PSDB), atual gestor, indicou Flávia Morando (União Brasil). Ao RDtv desta terça-feira (23/04) o vereador Pery Cartola (Cidadania) afirmou que se surpreendeu com a decisão do chefe do Executivo e que discorda da posição de não união visando o primeiro turno.
Questionado sobre a escolha de Orlando em apoiar a pré-candidatura de Flávia, Cartola relembrou o fato de Manente ter apoiado o nome de Morando em 2020, assim abdicando de uma nova candidatura a prefeito. E considerava que haveria recíproca por parte do tucano.
“Da mesma forma que o Alex apoiou o Orlando na quele momento para que a cidade ficasse longe do PT e vencesse a eleição no primeiro turno, eu esperava o movimento contrário dessa vez, para que o PT não tivesse nenhuma chance no processo e que para o Alex e seu grupo vencessem no primeiro turno, contávamos com esse apoio”, inicia o parlamentar.

“Porém isso não veio. Isso não nos desmotiva, mas é bom pontuar e deixar claro para todos os movimentos de cada um. Não crítico (o Orlando Morando), mas não faria dessa forma”, explica Cartola que aponta que não houve um aviso prévio de que a escolha se daria a partir da representação do sobrenome Morando.
O ex-presidente da Câmara reforçou que tentou a união dos dois políticos, mas também que o grupo se preparava para um cenário em que a recíproca em relação à 2020 não acontecesse.
Apesar de não contar com o apoio do líder do Paço são-bernardense, os apoiadores de Alex Manente seguem crentes que o deputado contará com a base que apoiou o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), principalmente por ter em seu núcleo duro o vereador Paulo Chuchu (PL), próximo de Tarcísio e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Cartola não considera que haverá briga por este apoio, pois considera que Tarcísio e o secretário estadual Gilberto Kassab (PSD) apoiem o nome de Alex, mesmo que outros pré-candidatos tentem apontar algo diferente em postagens nas redes sociais.
Mesmo com essa aproximação, Pery não considera que a polarização Lula contra Bolsonaro vai ser o grande ponto na eleição municipal. O vereador considera que o plano de governo e os pensamentos sobre o município vão chamar mais a atenção dos eleitores.