
Vista como importante data para o comércio, o Dia das Mães, 12 de maio, deste ano deverá movimentar entre 10% e 30% as vendas no ABC, segundo os comerciantes. Todos os anos, novas estratégias para atrair compradores são feitas pelos estabelecimentos e, para 2024, as promoções, novos produtos e até mudança na forma de pagamento fazem parte dos planos dos lojistas.
Giovana Carrara Sabbadin, proprietária da loja Sapatek da Gi, com unidades em Santo André (avenida Itamarati, 1641) e Diadema (avenida Casa Grande,330), diz que está com expectativa de aumentar em 15% as vendas em comparação a 2023, meta que considera desafiadora por conta da alta da inadimplência.
Para driblar o endividamento dos clientes, Giovana irá realizar promoções e distribuição de brindes em grandes compras. Vai oferecer botas que costumavam custar R$ 250 por até R$ 149,90, e muitos produtos não irão ultrapassar o valor de R$ 99,90 para que o cliente possa pagar à vista e não tenha mais dívidas. “Para compras acima de R$ 500, entregaremos um relicário de presente para o cliente colocar a foto da mãe e também oferecer de presente o mimo”, destaca.
Redes sociais
Giovana conta que, para atingir mais consumidores pelas redes sociais, investiu no tráfego pago, tipo de marketing feito por meio de anúncios nos mecanismos de busca e redes sociais, em que o principal objetivo é gerar mais cliques para um blog, site ou página e, assim, aumentar a geração de leads do negócio. “Acreditamos que essa mudança será um grande diferencial para conseguirmos atingir ainda consumidores, para que saibam das nossas promoções”, comenta.
Já no ramo do chocolate, Heloísa de Barros Gennari Flauzino, proprietária da Suklaá Chocolates (rua Maracas, 172, Pinheirinho), em Santo André, relata que por conta da distância maior entre a Páscoa e o Dia das Mães, a expectativa é ter aumento entre 30% e 50% de faturamento esse ano em comparação com o ano passado. “Estamos acostumados a ter pouco menos de um mês de diferença entre as duas datas e, como esse ano a Páscoa foi mais cedo, acreditamos que as mães já tiveram tempo de comer todo o chocolate que ganharam e já podem receber mais nesse dia especial”, expõe.
Presente exclusivo
Para atrair mais compradores, Heloísa optou por novas opções de produtos, como o Chocolab, espécie de laboratório de personalização de caixas de chocolate. “Temos mais de 20 sabores de bombons, letras, bombons com estampas especiais e, com isso, o filho ou a filha pode escolher tudo de acordo com o gosto da mãe, cria um presente muito exclusivo”, diz.
O proprietário da Kibuty Calçados, em Santo André (rua coronel Oliveira Lima, 185), Valdumiro Dutra da Silva também pensou em promoções para atrair mais consumidores, mas essa não será a única mudança para o Dia das Mães. A expectativa é ter 10% de aumento nas venda deste ano. Para isso, prepara desconto em sandálias das marcas Usaflex, Piccadilly, Moleca e Beira Rio. “Além disso, iremos aumentar o número de parcelas de pagamento para a data, ampliar de quatro para seis vezes no cartão e, ainda, de seis para oito parcelas no carnê da loja”, completa.