ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

CGU pune Sérgio Camargo, ex-presidente da Fundação Palmares

A Controladoria-Geral da União (CGU) aplicou nesta quarta-feira, 17, uma sanção disciplinar a Sérgio Nascimento de Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares durante o governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Camargo foi punido com a sanção “destituição de cargo comissionado” e, na prática, fica impedido de ocupar cargos de comissão por um prazo de oito anos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Newsletter RD

O que diz a CGU

A sanção resulta de um processo administrativo disciplinar instaurado para apurar se Sérgio Camargo praticou assédio moral durante o período em que presidiu a Fundação.

Segundo a CGU, as investigações constataram que Camargo dirigia “tratamento sem urbanidade” aos colaboradores da entidade, promovia demissões de funcionários terceirizados “por motivos ideológicos” e tentou se valer do cargo para contratar um terceirizado da Fundação.

O Estadão contatou Sérgio Camargo, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto, deixando espaço para manifestação à disposição.

Camargo tentou ser deputado, mas não se elegeu

Sérgio Camargo foi exonerado da Fundação Palmares em março de 2022, em uma leva de integrantes da gestão de Bolsonaro que pretendia concorrer a cargos eletivos nas eleições daquele ano. Foi o caso de Damares Alves, Tereza Cristina e Tarcísio de Freitas, então ministros de Estado.

Camargo, por outro lado, foi candidato a deputado federal de São Paulo pelo PL, mas obteve pouco mais de 13 mil votos e não se elegeu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes