Jardim de inverno traz a natureza para casa

Projeto de Jardim de Inverno de Braggion & Pedro / Divulgação

Sabe aquele espaço pequeno demais para transformá-lo num cômodo e grande demais para deixá-lo vazio? Pois é o canto ideal para a construção de um jardim de inverno, recurso que integra a natureza ao ambiente interno. Varandas de apartamento, vãos de escada, halls de entrada, terraços e salas anexas, entre as salas de jantar e de estar, são perfeitos para abrigar um jardim de inverno.

Criados por volta do século VII na Europa, os primeiros jardins eram usados como espaço de convivência e extensão das mansões. Por causa do inverno, surgiu a necessidade de um formato mais acolhedor. “As espécies dos jardins abertos praticamente morriam no frio e então estes passaram a contar com grandes janelas e teto de vidro”, conta a arquiteta Nanci Pedro.

Newsletter RD

Hoje o jardim de inverno tem, ainda, a função de aproximar os moradores da natureza, principalmente quem não dispõe de grandes quintais. Gláucia Botelho, também arquiteta, aponta outro papel do jardim de inverno, a ventilação. Afirma que um projeto interessante para quem não quer colocar ventilação mecânica no lavabo inclui a construção de um jardim de inverno ao lado com a função de isolar a janela.

No caso de apartamentos, a indicação é ter o jardim em varandas, grandes ou pequenas. Varandas muito pequenas podem não ser muito utilizadas pelos moradores. “Neste caso, a dica é construir um jardim que tome toda a varanda e faça integração com a sala”, recomenda Gláucia. No tipo de projeto, é importante criar recurso de proteção versátil, como vidro ou janela.

A varanda também é ideal para jardim de inverno, por receber luz natural, elemento importante para plantas, como hera, dinheiro-em-penca, aspargus, cissus, samambaia, barriga-de-sapo e véu-de-noiva, as mais utilizadas. “Para ambientes mais escuros, pesquise a planta com mais resistência e menos necessidade de luz”, recomenda Adriana Braggion, designer de interiores.

Iluminação dá o tom
Para quem gosta de luzes artificiais, a dica para valorizar o ambiente é construir um jardim de inverno no vão da escada. “Geralmente é um espaço desperdiçado, mas com um jardim iluminado o ambiente enriquece muito”, incentiva Gláucia. A iluminação pode ser complementada com lanternas de estilos mais antigos, que podem ser penduradas ou apoiadas em móveis do jardim.

Para jardins secos, com plantas em vasos, não há necessidade de cuidado extra, além da jardinagem. Porém, se a terra entra em contato com a estrutura da casa, o jardim vai demandar outros cuidados. “Precisa haver impermeabilização e dreno do espaço. Tem de tomar cuidado com infiltração e escoamento de água”, diz Gláucia. Na hora da manutenção, hoje também existe uma infinidade de tecnologias no setor, principalmente sistemas de irrigação automática, que facilitam o trabalho do dono.

CONTATOS
Escritório Braggion & Pedro
Nanci Pedro – telefone: 9820-0244
arquitetanancipedro@ig.com.br
Adriana Braggion
Telefone: 8032-1256

Gláucia Botelho
glbotelho@hotmail.com
Telefone: 820-21330

(Colaborou Nathália Blanco)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes