Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população mundial sofre de algum tipo de doença bucal, seja cárie, aftas e outras lesões, como periodontite, gengivite, halitose ou câncer bucal. Porém, a falta de cuidado com a saúde bucal também pode impactar o resto do organismo, já que a boca é a “porta de entrada” para outras doenças, seja uma infecção bacteriana que pode resultar em uma pneumonia ou, em casos mais graves, doenças cardiovasculares.
Em entrevista ao RDtv, o cirurgião-dentista e presidente da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Marcelo Cavenague, explica que em bocas muito mal cuidadas, a aspiração de bactérias acumuladas nos dentes e na boca por conta da falta de higiene, podem se espalhar por todo o corpo, causando estragos na saúde geral.
“Essas bactérias podem causar uma inflamação sistêmica, que se não forem controladas por longos períodos de tempo, podem levar a doenças, como pneumonia bacteriana ou fúngica, endocardite ou até infecções das válvulas cardíacas. Pessoas que passam muito tempo internadas, que não conseguem fazer os seus cuidados bucais da maneira correta, acabam tendo um grande crescimento de bactérias na boca e, em muitos casos, acabam adquirindo uma das doenças citadas”, completa.

Cavenague ressalta que tanto as doenças bucais quanto as causadas pela falta de cuidado com a boca e os dentes, podem ser evitadas com o simples ato de escovar os dentes frequentemente, utilizar o fio dental e frequentar um dentista, pelo menos, a cada seis meses.
“A escovação deve ser completa, sempre utilizando o fio dental e deve durar no mínimo dois minutos e não apenas 30 segundos como muitas pessoas fazem. Existe sim uma técnica certa para higienizar a boca, com os movimentos corretos e colocando pouca força na escovação e é necessário escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia ou sempre que fizer uma refeição”, destaca.
O cirurgião acrescenta ainda que existem outras maneiras para prevenir doenças bucais além da higiene, desde evitar o consumo excessivo de açúcar, evitar o tabagismo, o uso constante de álcool, ser vacinado para a HPV e até manter a glicose e a pressão arterial controladas. “As pessoas precisam ter a consciência de que cuidar da saúde bucal, manter uma boa higiene, incluindo escovação regular, uso do fio dental e visitas frequentes ao dentista, é essencial para prevenir uma série de doenças e não apenas aquelas localizadas na boca como a cárie, a periodontite e o câncer de boca”, finaliza.